domingo, 28 de março de 2010

Projecto de apoio à leitura nas Flores

A iniciativa «Vamos viajar nas páginas de um livro», realizada na Biblioteca Municipal de Santa Cruz das Flores, contou com uma grande adesão das crianças das escolas.

A Biblioteca Municipal de Santa Cruz das Flores, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian desenvolveu um projecto de apoio à leitura intitulado «Vamos viajar nas páginas de um livro». Este projecto consistiu no conto de várias histórias às crianças, sendo a seguir elaborada uma actividade de trabalhos manuais relativa às mesmas. Participaram neste projecto todas as turmas da Escola Primária de Santa Cruz das Flores, sendo o mesmo complementado com o visionamento de um filme e com a oferta de um exemplar dos respectivos livros a cada uma das crianças.

Notícia: «Jornal Diário» e sítio da Câmara Municipal de Santa Cruz.
Adicionalmente, leiam-se duas outras notícias: "Mais bibliotecas escolares até ao final do ano lectivo" e "Açores aderem ao Plano Nacional de Leitura". Anteriormente havíamos já referido no «Fórum ilha das Flores» que o "Plano Regional de Leitura avança... em Fevereiro de 2010 e para todas as ilhas" e que as "Crianças açorianas são as que menos (regularmente) lêem no país inteiro".

Saudações florentinas!!

sábado, 27 de março de 2010

Amanhã adiante uma hora ao relógio!!

A chamada “hora de Verão”, que coincide no arquipélago com o tempo universal coordenado (UTC), entra em vigor nos Açores no próximo domingo, dia 28 [amanhã]. Significa isto que os açorianos terão de adiantar os relógios 60 minutos às zero horas de domingo [amanhã], para cumprirem a mudança da hora.

O regime da “hora de Verão” vigorará nos Açores até ao último domingo de Outubro próximo, altura em que os açorianos terão de voltar a alterar a hora nos seus relógios, recuando 60 minutos.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Pescadores sem receber do FundoPesca

Os pescadores da ilha das Flores queixam-se de ainda não terem recebido os apoios do FundoPesca.
O Governo Regional diz que os serviços ainda estão a analisar os documentos da Segurança Social e promete pagar. Este fundo foi criado para apoiar os profissionais da pesca em casos de perda de rendimento, motivada pelo mau tempo.


Notícia: «Jornal da Tarde» da RTP/Açores [no passado dia 16].
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Alguns trilhos pedestres encerrados temporariamente por falta de segurança

O Governo Regional dos Açores decidiu encerrar temporariamente 18 trilhos pedestres no arquipélago devido aos estragos provocados pelo mau tempo, elevando para 24 o número de caminhos que foram fechados por falta de condições de segurança.

Devido aos danos causados pela instabilidade climatérica que tem afectado o arquipélago nas últimas semanas, foram encerrados sete trilhos em São Miguel, seis [trilhos] na ilha das Flores, quatro em São Jorge e dois em Santa Maria.

Segundo o Executivo regional, estes trilhosnão oferecem as condições de segurança necessárias para permitir a circulação de pessoas”. Anteriormente, também devido ao mau tempo, já tinham sido encerrados cinco trilhos pedestres em São Miguel e um na Terceira.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Maior taxa de abandono escolar precoce

Quase metade dos açorianos entre os 18 e os 24 anos não tem mais do que o nono ano de escolaridade.

Segundo uma análise do Observatório das Desigualdades aos dados do Inquérito ao Emprego do Instituto Nacional de Estatística, Portugal apresenta uma taxa de abandono escolar precoce muito acima dos valores registados nos restantes países da União Europeia, sendo estes níveis particularmente altos junto da população masculina dos Açores e da Madeira.

Apesar de se verificar uma melhoria da taxa de abandono escolar precoce nos Açores, entre 2008 e 2009, o arquipélago apresenta a taxa mais elevada do país de indivíduos entre os 18 e os 24 anos com apenas no nono ano de escolaridade e que não estão a estudar. Em 2008, registava-se 53,9% de abandono escolar nos Açores e 35,4% no país. No ano passado, a média desceu ligeiramente para os 47,6% enquanto que no país foi de 31,9%.

De acordo com o mesmo estudo, os baixos níveis de qualificação ainda são muito acentuados. Em 2008, 70% da população activa portuguesa não tinha escolaridade superior ao terceiro ciclo do ensino básico, enquanto que nos Açores os números apontavam para 79,2%. Em 2009, 74% da população activa nos Açores tinha escolaridade superior ao terceiro ciclo, uma melhoria que reflete um progresso animador no sector.


Notícia: «Jornal Diário» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

sábado, 20 de março de 2010

Lagoa das Patas ou Poço da Alagoinha

Saudações florentinas!!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Acção «Limpar a ilha das Flores»

O projecto «Limpar Portugal também se alarga à ilha das Flores. Este sábado [dia 20] é meter mãos ao lixo!
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Justiça impede que autarcas acumulem a sua pensão antecipada com o salário

Os autarcas estão definitivamente impedidos de acumular a pensão antecipada, concedida ao abrigo do antigo Estatuto dos Eleitos Locais, com o salário de presidente de Câmara ou vereador.

A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Administrativo (STA) em resposta aos recursos interpostos pela Caixa Geral de Aposentações (CGA) e pelos autarcas e servirá de orientação para processos semelhantes que ainda estejam em apreciação.

O acórdão do STA publicado em Diário da República subscreve a interpretação da CGA: os presidentes de Câmara ou os vereadores que tenham pedido a reforma antecipada até 2005, beneficiando de condições especiais, não podem acumular a pensão com um terço do salário nem, em alternativa, receber a totalidade do salário e um terço da pensão.

Este é, pelo menos, o quarto acórdão em que o Supremo Tribunal Administrativo vem dar razão à Caixa Geral de Aposentações, contrariando a interpretação dos autarcas e da Associação Nacional de Municípios Portugueses. O primeiro [acórdão do STA] data de Julho do ano passado, mas todos [esses acórdãos] pretendem pôr um ponto final na polémica sobre a aplicação do diploma que limita a possibilidade de os titulares de cargos públicos acumularem pensões com salários.

Em todos os acórdãos até agora conhecidos, o STA usa os mesmos argumentos. Os juízes consideram que a Lei 52-A/2005 pretendeu retirar e limitar direitos e não "conceder algo que a lei anterior expressamente negava". Não seria razoável que uma lei que "reduz drasticamente o montante das pensões" e aumenta "consideravelmente a idade e o tempo de serviço" para se ter acesso à pensão, pudesse conferir aos eleitos locais "direitos que até aí não tinham", justificam.


Notícia: secção de Economia do jornal «Público».
Adicionalmente leia-se também uma outra notícia: "Descontrolo e ilegalidade nos apoios financeiros das Câmaras Municipais".

Saudações florentinas!!

domingo, 14 de março de 2010

Igreja açoriana quer que os leigos façam algumas das tarefas dos padres

Bispo quer ver mais católicos a dirigir centros paroquiais e a acompanhar as obras para combater a crise de vocações.

O bispo de Angra e ilhas dos Açores quer que os leigos recebam formação para assumirem tarefas que até agora eram exclusivas dos padres, para que estes possam ter mais tempo para a sua missão eclesiástica e apoio às comunidades paroquiais. No entanto, a celebração de missas sem consagração por leigos, que já é feita em alguns distritos do Continente, está afastada.

D. António Braga deu ao «Diário de Notícias» vários exemplos do que pode ser uma nova forma de colaboração dos fiéis: o acompanhamento a obras e projectos da Igreja; a possibilidade de liderarem centros sociais e paroquiais; e a integração de movimentos ligados à acção sociocaritativa. "Há muita coisa que os leigos podem fazer e já fazem, mas têm de fazer mais. Os padres - a quem são atribuídas paróquias em acumulação, por já não serem muitos - têm de delegar (responsabilidades) e os leigos têm de se preparar", defendeu o bispo.

"A Igreja deve formar uma comunidade, em que não só os padres mas também os leigos têm de aprender a trabalhar em equipa e haver uma entreajuda entre as paróquias", admitiu D. António Braga. O padre, defende, deve estar mais liberto para desempenhar aquilo que é realmente a sua função nobre: celebrar a missa e confessar os fiéis. Uma missão que não deixa de realizar, mas, nos tempos que correm, com muito mais dificuldades.

A crise de vocações na Igreja tem também sido sentida nos Açores e feito baixar, ao longo dos últimos anos, o número de sacerdotes que saem do seminário de Angra do Heroísmo. O bispo açoriano explica o que acontece na prática. Os padres, existindo em "menor número", estão sobrecarregados, porque têm o seu trabalho repartido por mais de uma paróquia. Nalguns casos, nem tempo têm sequer para ouvir e conversar com calma com os paroquianos, para lhes transmitir conforto espiritual.

Ao contrário do que acontecia antigamente, hoje há várias paróquias sem padre residente, "mas com pároco". Isto é, "já não se pode fazer tudo aquilo que se fazia antes, quando havia um padre para cada paróquia". Por isso, "tem que haver outra maneira de actuar". O entendimento do bispo é claro: "O padre tem de se cingir àquilo que é específico do padre e os leigos têm de se assumir como gente empenhada e comprometida na comunidade."

Como a diocese de Angra pretende manter o número de paróquias, a solução terá mesmo de passar por "um maior trabalho em equipa a nível de ouvidoria, sobretudo quando estas são pequenas, ou a nível de zonas pastorais, que agrupam paróquias de uma mesma ouvidoria", conclui D. António Braga.


Notícia: «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

sábado, 13 de março de 2010

Açores com 5 candidatos no concurso «Sete Maravilhas Naturais de Portugal»

Os portugueses podem votar por internet, SMS ou telefone para eleger as Sete Maravilhas Naturais do país, uma iniciativa avaliada em seis milhões de euros e cujos 21 finalistas são já conhecidos.

Os Açores e o Centro são as regiões que mais candidatos têm na lista final, com cinco locais, mas apenas poderão arrecadar dois títulos, já que as regras impedem a eleição de mais de duas maravilhas por região.

"É um projecto à escala global e uma das características do regulamento é evitar o voto condicionado, no sentido de determinadas regiões se empenharem mais do que outras. É uma forma de garantir maior representatividade, porque estamos a falar do país todo", disse à Agência Lusa o presidente da New 7 Wonders Portugal, Luís Segadães.

Com o mesmo objectivo foi definida outra regra que exige a inclusão de pelo menos um local de cada região (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) no grupo de finalistas.

Os 21 concorrentes foram escolhidos por 21 profissionais de várias áreas, como o jornalismo, o ambiente e a arte, depois de a organização ter seleccionado mais de 800 lugares e de ter reduzido o grupo para poucas centenas e, mais recentemente, através de outro painel, para 77 candidatos [onde se incluía a costa leste de Santa Cruz das Flores].

"Sabíamos que o país era magnífico, mas com aquela lista de 77 ficámos convencidos de que estávamos a fazer o projecto certo no sítio certo. A de 21 tem uma qualidade extraordinária, as pessoas às vezes não têm noção de que todo aquele património existe num país pequeno", referiu Luís Segadães, lembrando que o objectivo da iniciativa é alertar a opinião pública para a necessidade de preservar as belezas naturais.

A votação decorre até ao dia 7 de Setembro, estando o evento da declaração oficial agendado para o dia 11, nas Sete Cidades, nos Açores. O público poderá escolher o seu preferido de entre três nomeados em sete diferentes categorias.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Leia-se, ainda, uma outra notícia do «Açoriano Oriental»: "Governo [Regional] diz que cinco candidaturas a Maravilhas Naturais reflectem qualidade ambiental nos Açores" e também um (curto) texto no blogue «Argoladas».

Saudações florentinas!!

sexta-feira, 12 de março de 2010

AAiF promove seu V Encontro Cultural: “A ilha das Flores, a sustentabilidade energética e o projecto Green Islands

A Associação Amigos da ilha das Flores [AAiF] realiza o seu V Encontro Cultural da ilha das Flores no próximo [sábado] dia 20 de Março.

O encontro, subordinado ao tema “A ilha das Flores, a sustentabilidade energética e o projecto Green Islands”, terá lugar na sede social da AAiF, em Ponta Delgada [ilha de São Miguel], [no próximo sábado, dia 20] pelas 16 horas. Como oradores terá José António Cabral Vieira, director regional da Energia, e o director do Planeamento da EDA, engenheiro António Furtado. Na ocasião serão apresentadas as orientações da política energética regional, assim como os investimentos em curso e programados para a ilha das Flores.
No encontro serão ainda apresentados os grandes objectivos do projecto Green Islands. Este é um projecto de investigação inovador, envolvendo o tecido científico regional, nacional e internacional, que poderá contribuir para melhorar a forma como os Açores utilizam os seus recursos energéticos endógenos e potenciar a maximização da utilização de energia a partir de fontes renováveis.


Notícia: jornal «A União».
Adicionalmente, leia-se também uma notícia do «Diário dos Açores»: "Florentinos radicados em São Miguel [através da AAiF] ajudam todos os anos a população da ilha das Flores".

Saudações florentinas!!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Nem metade das autarquias açorianas efectuaram a entrega do plano para a prevenção dos riscos de corrupção

Uma em cada cinco autarquias do Continente e ilhas ainda não entregou o plano para prevenção dos riscos de corrupção. Estas são as conclusões a retirar da lista publicada na internet pelo Conselho de Prevenção da Corrupção. Segundo o documento, até ao final do mês de Fevereiro foram recebidos planos de 708 das cerca de 900 entidades públicas abrangidas pela recomendação feita em Julho de 2009 a todas as entidades que gerem dinheiros públicos.

Da lista publicada pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), que funciona junto do Tribunal de Contas, também não consta a Polícia de Segurança Pública (PSP) nem a Guarda Nacional Republicana (GNR), nem os governos civis de Lisboa, Leiria, Guarda e Portalegre.

Dos 308 municípios, 65 Câmaras Municipais não entregaram planos de prevenção de riscos da corrupção.
Nos Açores, dez das 19 autarquias não entregaram planos [município do Corvo entregou, os municípios de Santa Cruz e das Lajes das Flores não entregaram (cf. a páginas 13)]. E no que refere às 4.260 freguesias portuguesas, apenas uma Junta de Freguesia aparece na lista das entidades públicas que entregaram planos ao CPC. Nas restantes áreas, não constam, na respectiva lista, a RTP nem a Agência Lusa, a Carris ou Caixa Geral de Depósitos.

Apesar de a recomendação não ter carácter obrigatório, a falta de entrega dos planos de prevenção dos riscos de corrupção ao CPC é motivo para "responsabilidade agravada" em caso de detecção de falhas nas auditorias que os serviços de inspecção estatal realizam às entidades públicas.


Notícia: «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

terça-feira, 9 de março de 2010

"Hellenic Wind" é o segundo navio para assegurar ligações marítimas inter-ilhas

A AtlânticoLine, empresa que gere o transporte marítimo de passageiros entre as ilhas dos Açores, anunciou [na passada sexta-feira, dia 5] que o segundo navio envolvido na operação deste ano é o ‘Hellenic Wind’, capaz de transportar 660 passageiros e 180 viaturas.

Este navio de alta velocidade, que já operou no ano passado no arquipélago dos Açores, então com o nome ‘Viking’, vai assegurar as ligações entre as ilhas entre 7 de Junho e 26 de Setembro.

A operação deste ano arranca a 3 de Maio com o navio ‘Express Santorini’, com capacidade para transportar 650 passageiros e 120 viaturas, que estará ao serviço até 10 de Outubro, data prevista para o final desta operação.

Desta forma, os dois navios que vão assegurar o transporte de passageiros e veículos durante a operação deste ano serão os mesmo que estiveram ao serviço no ano passado.

A operação de transporte marítimo de passageiros e veículos de 2010 inclui várias novidades, entre as quais uma inédita viagem aos ilhéus das Formigas, um dos locais menos conhecidos dos Açores. Esta viagem, cuja manutenção estará dependente da adesão de passageiros, prevê saída e regresso a Ponta Delgada no mesmo dia, não estando previsto nenhum desembarque nos oito rochedos que integram a Reserva Natural dos ilhéus das Formigas, a 37 quilómetros a nordeste de Santa Maria.

Novidade é também o prolongamento de quase um mês desta operação, que apenas terminará a 10 de Outubro, assim como uma definição de horários que coloca a Terceira como placa giratória nas ligações entre as ilhas dos grupos Central e Oriental.


Notícia: jornal «A União», «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Leia-se ainda duas outras notícias (de meados do mês de Janeiro): "AtlânticoLine analisa propostas para fretamento de navios [para operação 2010]" e "Sete propostas para novos navios inter-ilhas".

Saudações florentinas!!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Garajaus procuram-nos... para nidificar

Em 2009 nidificaram nos Açores 1.198 casais de garajau rosado e 2.478 casais de garajau comum.

As aves distribuíram-se pelas nove ilhas do arquipélago, mas de forma mais expressiva na ilha das Flores que albergou 35% da população de garajau rosado e 20% da população de garajau comum. A ilha de São Miguel apesar de ser a que tem maior extensão de costa é a que apresenta populações mais baixas destas aves.

Surpreendentemente não houve garajaus a nidificar no ilhéu da Praia, ao largo da Graciosa, quando ainda em 2006 este ilhéu tinha concentrado 44% da população açoriana de garajau comum e 72% da população de garajau rosado. Em 2009 há ainda a assinalar o regresso em força do garajau rosado ao ilhéu do Feno, na ilha Terceira, onde nidificou a maior colónia dos Açores, 263 casais (22%); este regresso deve-se ao sucesso da erradicação dos ratos no ilhéu.

A população de garajau rosado nos Açores foi, mais uma vez, a maior da Europa, representando cerca de 48% do total. O Censo dos Garajaus 2009 foi realizado pelo IMAR e pelo Departamento de Oceanografia e Pescas, da Universidade dos Açores, no âmbito do projecto MoniAves financiado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores, rádio Atlântida, «Correio dos Açores», jornal «A União», «Açoriano Oriental» e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

domingo, 7 de março de 2010

Em 2010: Açores classificam 53 zonas costeiras adequadas à prática balnear

Foi [no passado dia 25 de Fevereiro] determinado, através de uma portaria [regional], que 53 zonas balneares costeiras do arquipélago sejam consideradas "águas balneares identificadas".

Esta medida enquadra-se na política de monitorização assente nas águas balneares identificadas e comunicadas à Comissão Europeia. Estas zonas são as que apresentam as características mais adequadas à prática balnear, e estão distribuídas pelas ilhas de São Miguel, com 16 zonas, a ilha Terceira com 15, a ilha do Faial com cinco, o Pico e Santa Maria com quatro. As ilhas de São Jorge e Graciosa contam com três zonas balneares, a ilha das Flores com duas e o Corvo com uma zona balnear identificada.

Esta portaria entra em vigor durante a época balnear, que decorre de 1 de Junho a 30 de Setembro. Refira-se que cabe à Secretaria Regional do Ambiente e do Mar a promoção da aplicação de normas sobre a qualidade da água [balnear] bem como a elaboração de relatórios sobre a sua qualidade.


Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental» e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

sábado, 6 de março de 2010

108 freguesias açorianas apresentaram candidatura ao concurso Eco Freguesia

O concurso de limpeza pública 'Eco Freguesia' recebeu a inscrição de 108 das 154 freguesias do arquipélago, revelou [na passada] quinta-feira [dia 25 de Fevereiro] o director regional do Ambiente.

As ilhas do Corvo, Faial, São Jorge, Graciosa e Santa Maria, segundo Frederico Cardigos, "obtiveram o pleno de freguesias inscritas" nesta iniciativa que vai premiar as autarquias locais que melhor desempenhem as suas funções ambientais. "Este ano, o projecto destina-se à remoção de resíduos", salientou o director regional do Ambiente, admitindo que no futuro a iniciativa possa vir a ser "alargada a temas como os recursos hídricos e a energia".

Refira-se que o período de verificação sobre a situação de cada freguesia irá ocorrer de 15 de Fevereiro a 12 de Março, sendo que a avaliação da limpeza dos resíduos e valorização dos esforços alcançados pelas freguesias será feita durante o mês de Setembro. A divulgação dos vencedores será feita no mês de Outubro, sendo que em Novembro, durante a Semana dos Resíduos, proceder-se-à à entrega dos prémios de uma iniciativa que é pioneira em Portugal.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Anteriormente, havíamos já noticiado que este «Concurso [regional] distinguirá as freguesias [açortianas] mais limpas e com boas práticas ambientais».

Saudações florentinas!!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Atrasos nas comparticipações sociais

O PSD/Açores denunciou [na passada segunda-feira] o atraso no pagamento a cidadãos da ilha das Flores de comparticipações do complemento para aquisição de medicamentos pelos idosos (ComPAMID) e do complemento açoriano de abono de família.

Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa [Regional] dos Açores, o deputado social-democrata António Maria Gonçalves salientou que “há muitos pensionistas idosos que não recebem as comparticipações devidas, ao abrigo do ComPAMID, desde Outubro de 2009”.

O parlamentar do PSD/Açores referiu também que “há casais, com crianças e jovens ao seu cuidado, que não recebem, há meses, o complemento açoriano de abono de família”. António Maria Gonçalves pediu explicações ao Governo Regional sobre estes atrasos, exigindo saber quando é que o Executivo vai proceder aos pagamentos.


Notícia: sítio do PSD/Açores e Açores.Net.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 4 de março de 2010

A ilha das Flores no "You Tube" (XVI)

Novamente encontrámos no «You Tube» algumas imagens relativas à ilha das Flores, desta vez um pequeno "filme" intitulado: «Dropping boats in the port of Santa Cruz das Flores», sendo o vídeo da autoria de Fred Triep [desconhecemos quem seja].

Este pequeno "filme" tem a seguinte descrição: «How two boats (first a small one and later a big one) are dropped in the port of Santa Cruz (island Flores, Azores, Portugal) by a hoist» [em português: "Como dois barcos (primeiro um pequeno e depois um grande) são descidos por um guindaste no porto de Santa Cruz (ilha das Flores, Açores, Portugal)"].
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Caetano Tomás: 60 anos de sacerdócio

Amanhã [dia 4 de Março] completará sessenta anos de vida sacerdotal, uma efeméride que um grupo fiéis não quer deixar passar despercebida e que assinalará com uma homenagem ao cónego Caetano Tomás.

“É um homem não só da fé, mas é também um homem da educação, da cultura”, explicou ao jornal «A União», Duarte Mendes, responsável pela organização da homenagem em curso. Em suma, “trata-se de uma referência moral para várias gerações”, disse.

O programa de homenagem ao padre Caetano Tomás contará com uma missa, marcada para as 18h15, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, seguida de um jantar-convívio, às 20 horas, no Clube Musical Angrense. Presentes na cerimónia estarão dois oradores, o monsenhor José Lima e Álvaro Monjardino.


Da fé e da psicologia

Francisco Caetano Tomás, nasceu na ilha das Flores, a 12 de Setembro de 1924. Além de cónego, é-lhe reconhecida a formação e a experiência nas áreas da psicologia, não só por via da docência académica, como pela publicação de obras sobre a temática.

O padre Caetano Tomás saiu da sua ilha natal ainda bastante novo para estudar no Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. O capelão do Bairro do Lameirinho e da Casa de Saúde de São Rafael, completou estudos em Roma, entre 1947 a 1954, onde se licenciou em Teologia e Filosofia, concluindo igualmente alguns cursos de Matemática, Física e Métodos Científicos. A Psicologia é outra das áreas que aprofundou com formações em Itália e em Inglaterra.

Quando regressou aos Açores, em 1954, iniciou a sua carreira de docente no Seminário de Angra do Heroísmo. Foi também docente de Psicologia na Escola do Magistério Primário e Educadores de Infância de Angra e na Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo. Fez vários trabalhos sobre psicologia na rádio e na televisão, realizou diversas acções de formação para docentes e público em geral. Desde 1980 é um dos principais orientadores de cursos de preparação para o matrimónio.


Clique aqui para ler mais sobre esta notícia...
Obras da vida

A escrita tem sido uma faceta explorada pelo monsenhor Caetano Tomás. Entre os títulos do autor publicados pela Paulinas Editora, está “Entender o Cristianismo”, enquadrado na colecção “Crescer na Fé”. Um livro que, através de uma linguagem simples e objectiva, perpassa diferentes questões que procuram as razões de ser do Cristianismo. Entre as várias questões que aborda, destacam-se: “o que é ser Cristão?”, a “existência histórica de Cristo”, os “indicadores de realidade nos Evangelhos”, “Cristo é Deus”, “a existência de Deus”, “a Igreja e a Ciência”, ou “os sacramentos”.

Ao longo de uma obra com quatro volumes, o padre Caetano Tomás juntou a sua experiência de aconselhamento junto de jovens e de casais para escrever “Pessoas - Traços e Comportamentos”. Nesta edição, o autor florentino aprofundou quatro temáticas: os “Condicionamentos”, onde fala na tomada de consciência dos condicionamentos e dos problemas da infância, e da forma como estes influenciam o crescer de cada um; os “Traços”, no qual elenca características, ou maneiras de ser, que estão na origem da personalidade e do seu significado na estruturação dos vários psiquismos; os “Desvios”, livro que fala sobre os desvios comportamentais, sejam eles complexos, obsessões, fobias, referenciando as raízes destes desvios, para que sejam condicionados positivamente; e “Encontro Homem - Mulher”, a última edição onde alerta para os problemas e para as possibilidades de encontro (ou desencontro) dos homens e das mulheres, abordando as dimensões especiais de namoro e casamento.


Notícia: jornal «A União».
Leia-se, ainda, uma (recente) entrevista do padre Caetano Tomás.

Saudações florentinas!!

terça-feira, 2 de março de 2010

«Preto no Branco» #43

Solidariedades da treta

Se nos Açores os efeitos sociais da crise (ainda) não se fazem sentir como no Continente e nas Flores (ainda) não tanto como noutras ilhas, o certo é que, à nossa escala, começam a intensificar-se diversos sinais de carências várias, nalguns casos muito preocupantes e reveladores de que a palavra «miséria» entrou de novo no nosso quotidiano, com um grau de gravidade que há muito não conhecíamos e estávamos habituados a considerar uma «história do passado».

É claro que hoje em dia a realidade social não tem nada a ver com a vivência de outrora, donde, para problemas novos exigem-se novas respostas, isto, sem embargo do indeclinável papel que cada membro da comunidade, individualmente, e cada família, por junto, têm o dever de continuar a exercer, não obstante a rede de mecanismos directa ou indirectamente apoiados pelo Estado, incomparáveis com o suporte que existia dantes.

Várias são as instituições de solidariedade social e muitos são aqueles que através delas dão o exemplo de como bem aplicar os recursos disponíveis, para além das suas acções no dia a dia serem pautadas por um sentido de «dever», «serviço», «missão», e até «sacrifício», que não têm preço e não estão escritos em lado nenhum, mas antes traduzem os bons princípios que devem presidir a conduta de quem oferece o seu labor à causa social/comunitária. Esses hão-de rever-se nestas linhas. Outros não... santa paciência! Há verdades que a verdade manda dizer: Assim, não pode ser!

Não há vila ou concelho que não tenha: uma Santa Casa da Misericórdia; uma Casa do Povo; uma Associação ou Movimento de benemerência disto ou daquilo; um Agrupamento de Escuteiros; um Centro da Cáritas; uma Obra da Paróquia; um Lar de Idosos; um Serviço de Acção Social Municipal; uma repartição dos Serviços de Segurança Social do Estado... e o "diabo a sete". Capelas e mais capelinhas e mais capelas!
Sabem por que é que essas entidades, muitas vezes, na verdade, são criadas e para que servem? Para sorver dinheiro ao Estado - a "fonte" acaba por ser sempre o orçamento público - para justificar uma sede, órgãos sociais, um departamento administrativo, (que alberga filhos e enteados), recursos e meios, ao serviço dos interesses dos capatazes, por sua vez "feitos" com a necessidade de albergar as sua "clientelas", que lhes justificam o sustento... Isto tem que ser dito, de nada vale assobiarmos para o lado ou sermos hipócritas.

No "País profundo", que não apenas nos maiores centros urbanos, onde se contam as ilhas, a questão social é já um caso muito bicudo também. Importaram-se os males dos meios maiores e perderam-se as virtudes dos pequenos.
A classe média, maioritária, está “entalada” pelos Bancos até à raiz dos cabelos. Nos Açores, vão valendo os subsídios à lavoura, os “favores” públicos e os rendimentos mínimos, para assegurar liquidez às famílias.
Os miúdos, não aprendem a ler, escrever e contar, não sabem dizer “Bom Dia”, e são alimentados a refrigerantes, batatas fritas e "bollycao". Os professores vão dar aulas "à rasca", com medo dos pais. Os idosos, sobrevivem aflitos, em cada vez maior solidão e passam necessidades. As toxicodependências, para lá do álcool, deixaram de ser um fenómeno urbano e germinam como junco. O planeamento familiar é de gargalhada. A higiene tresanda. O sentimento de impunidade perante o crime começa a ser regra geral. O individualismo tomou conta das comunidades, que estão a perder completamente a noção de consciência colectiva. Poucos são os que ainda se fiam da “palavra dada”, etc., etc., ... enfim, andamos todos a fazer de conta.

E a providência social, em cada uma das localidades? Onde está ela?
Caiu largas vezes, definitivamente, nas mãos de caciques da pior espécie, que pensam assim: "vamos criar/ocupar uma instituição porque depois isso dá direito a protocolos com a Autarquia e o Estado e é uma maneira de sacar dinheiro e benesses”.
Depois, o Estado, central ou regional, também ele demissionário, vem com a lógica do «descentralizar». E toca a distribuir e a «adubar». Na paga, de 4 em 4 anos, muitas dessas ditas IPSS´s (instituições públicas/particulares de solidariedade social) lá vão movendo as suas influências e arregimentando votos para o "cavalo certo”, em que apostam, consoante os arranjos privados mais convenientes.

Resumindo. A raiz do problema está em duas coisas; dinheiro e votos. A caridade cristã serve de “tapa poros”, abrilhantado com vernizes de apregoada “Solidariedade".

Essa mesma solidariedade que, com tantos meios afectos, nunca foi tão perversa, cínica e corrupta como agora, diga-se, Preto no Branco.

Ricardo Alves Gomes

PS: Para quem se der ao trabalho aqui ficam algumas ligações, as quais ajudam a ter ideia das “capelas” existentes, e que todos os dias sorvem o escanzelado Estado:

segunda-feira, 1 de março de 2010

Falta um mês para o Dia das Petas...

Carlos César admite recandidatar-se em 2012

No fim-de-semana em que estava agendado o Congresso dos socialistas açorianos, adiado para Abril, o líder reeleito nas eleições directas de Janeiro último, Carlos César diz que quer um partido inconformado e o também presidente do Governo [Regional] admite que considera recandidatar-se a novo mandato nas eleições [regionais] de 2012.

Textos anteriormente publicados no «Fórum ilha das Flores» (sobre a temática das [sucessivas] recandidaturas de Carlos César e quantos mandatos [promete ele que] irá cumprir como presidente do Governo Regional dos Açores): «Afinal 2 não é igual a 2 mas deve querer dizer 2+2, ou como parece (não) funcionar a "matemática de César"...» e «Desta vez é que é mesmo, mesmo, mesmo a última... ou então não!!».