quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Zonas balneares açorianas com excelente qualidade das suas águas

A qualidade da água nas 53 zonas balneares oficialmente identificadas nos Açores foi classificada entre ‘Boa’ e ‘Excelente’ nas avaliações realizadas este ano, revelou [ontem] a Direcção regional dos Assuntos dos Mar.

Os dados agora divulgados indicam que a qualidade da água foi considerada ‘Excelente’ em 51 zonas balneares, tendo recebido a classificação de ‘Boa’ em apenas duas das zonas balneares do arquipélago.

“Tínhamos a noção de que as nossas águas, situadas em pleno Oceano Atlântico, tinham uma elevadíssima qualidade, mas sabe sempre bem verificar que isso é reconhecido através das exigentes metodologias europeias”, afirmou Frederico Cardigos, director regional dos Assuntos do Mar, num comentário aos resultados agora divulgados.

Frederico Cardigos, citado numa nota do gabinete de comunicação do executivo regional [GACS], assegurou que as autoridades sabem “exactamente qual é a causa” que originou as classificações mais baixas [no ilhéu de Vila Franca].

Para além da constatação da qualidade, esta classificação das águas balneares é importante para as zonas balneares identificadas em termos do Programa Bandeira Azul, que [nos Açores] é coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, uma vez que este é um dos quatro capítulos fundamentais. Os outros critérios são: Informação e Educação Ambiental; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.


Notícia: «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: