quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Instabilidade nos taludes inviabiliza o regresso imediato às casas na Fajãzinha

A instabilidade dos terrenos condiciona a operação hoje iniciada de remoção de grandes quantidades de lama e entulho acumuladas no centro da freguesia da Fajãzinha desde [a derrocada ocorrida na passada] sexta-feira, assim como o regresso a casa dos seus cerca de 80 habitantes.

Devido aos deslizamentos de terra provocados por chuvas intensas aquela localidade do concelho das Lajes ficou isolada, sendo evacuada por decisão das autoridades.

Face à instabilidade dos taludes, a intervenção das máquinas hoje iniciada pode originar novos deslizamentos de terras, declarou à Agência Lusa o director regional dos Equipamentos e Transportes terrestres que acompanha a operação. Miguel Costa sublinhou que, por isso, o regresso a casa dos habitantes da Fajãzinha, na sua maioria alojados no aldeamento turístico da Cuada, só deverá ocorrer de forma gradual.

Apesar de se esperar que na quinta-feira [amanhã] seja reposto o fornecimento de electricidade à freguesia e de já estar transitável uma via [alternativa] de acesso à Fajãzinha, o retorno dos seus habitantes só será possível quando estiverem garantidas condições de segurança. “Só com o desenvolvimento da operação agora iniciada se poderá concluir sobre a eliminação dos riscos”, referiu Miguel Costa, admitindo que uma parte da freguesia se revela menos vulnerável a novos deslizamentos. Segundo acrescentou, no núcleo central da localidade, que se desenvolve em torno da igreja, há “risco de haver novos deslizamentos”.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Solidárias saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

É assim que se trabalha. Agindo com bom senso e ouvindo o que os técnicos tem para dizer.
Outra coisa é mandar postas de pescada, querendo que se construam casas na Ponta da Fajã quando aquilo anda a escaqueirar-se.

Anónimo disse...

Não há comparação possível com a Ponta da Fajã.Querem ver que o deputado do PP é que tem a culpa de tudo o que de mal aconteçe através da natureza?!

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa, através de uma notícia do «Açoriano Oriental»: "Fornecimento de electricidade [foi hoje] reposto na Fajãzinha".

O fornecimento de energia eléctrica foi restabelecido cerca das 15 horas [de hoje] na freguesia da Fajãzinha, afectada na [passada] sexta-feira por deslizamentos de terras que obrigaram à retirada dos cerca de 80 habitantes da localidade.

A reposição do fornecimento de electricidade foi revelada à Agência Lusa por uma fonte da Câmara Municipal das Lajes, acrescentando que a freguesia também já dispõe de abastecimento de água, estando também já concluída a estrada de acesso à Fajãzinha.

Questionada sobre a possibilidade dos habitantes regressaram às suas casas, a fonte [da Câmara Municipal das Lajes] frisou que "ainda não há um dia exacto".

Anónimo disse...

é vergonhoso a impresa Castanheira e soares ter 2 maquinas na Fajazinha e estarem as 2 avariadas 1 nao pega e a outra está com tubos rotos ha ha ha é so filme

Anónimo disse...

Dizem os velhos que a ribeira procurou o seu lugar onde corria antigamente.
Se não vale a pena querer dominar a natureza com engenhocas, porque como ficou provado a natureza acaba por ganhar, muito menos vale querer fazê-lo com politica, como ficou bem claro na Ponta da Fajã.

Anónimo disse...

A empresa castanheira e o presidente pereira deverian ser exportados na ilha para fora, esta máfia não faz falta nehuma nesta ilha, esta gente só veio para esta terra para se governar! Se fossem honestos e competentes estavam noutro sitio e não nas Flores.

Anónimo disse...

As postas de pescada só podem ser comidas por quem as encomendou.

Anónimo disse...

haja respeito pelos idosos. velho é os trapos entedeu senhor anónimo das 22,53 dia 9.