sábado, 6 de novembro de 2010

Futuro aproveitamento hidroeléctrico da EDA na ribeira grande da ilha das Flores

No passado dia 27 de Setembro foi atribuída à EEG (do grupo EDA) a concessão para a utilização dos recursos hídricos da ribeira grande na ilha das Flores, para a produção de energia hidroeléctrica. Esta concessão será válida por 75 anos e permitirá à empresa EEG (do grupo EDA) avançar com a concretização do projecto hidroeléctrico previsto para aquela bacia hidrográfica.

Neste aproveitamento serão utilizados os caudais das ribeiras do ferreiro, da ribeira grande e de dois afluentes da margem esquerda captados próximo da cota 170 (isto é, cerca de 170 metros acima do nível médio da água do mar) junto à estrada de acesso à Fajã Grande. Isso permitirá captar a precipitação de uma área total da bacia hidrográfica de 14,3 km2, um valor de área equivalente ao actualmente captado pelo actual aproveitamento de Além Fazenda.

O caudal médio captado é de 800 litros por segundo, alimentando a Central hidroeléctrica situada na Fajãzinha, a uma cota 165 metros inferior na margem esquerda da ribeira junto à foz. A Central será dotada de dois grupos de geradores equipados com turbinas tipo Pelton acopladas a alternadores de 550 kW de potência unitária. A potência anual estimada para esta Central rondará, em ano médio, os 5,6 GWh. Em termos comparativos podemos dizer que (no ano de 2009) o consumo da ilha das Flores foi de 11,9 GWh, ou seja, o novo aproveitamento poderia ter assegurado 47% das necessidades verificadas.

Com a produção hídrica proveniente deste novo aproveitamento, bem como com a energia que se espera ser produzida na actual Central hídrica de Além Fazenda (que será alvo de uma intervenção de remodelação e automatização), e mesmo considerando que no Inverno haverá energia hídrica "em excesso" e que, pelo contrário, no Verão haverá "falta" de energia hídrica, espera-se que a ilha das Flores atinja uma produção de origem renovável superior a 80% a partir de 2014, ano para o qual se prevê que as obras fiquem operacionais.

Todos os elementos da instalação, incluindo os grupos geradores, serão integrados num sistema de automatização que permitirá o funcionamento deste aproveitamento em regime automático, abandonado e telecomandado a partir da nova Central termoeléctrica das Lajes.


Notícia: revista «EDA informa».
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Não tardará, as Flores serem autosustentadas energeticamente.

E depois dizem que este governo não presta.
Pois não.
Quem presta são eles, no mexerico, no corte da casaca e no ataque pessoal.

Anónimo disse...

só dizem que o governo não presta são aqueles que nada fazem. este governo já fez nas flores em cinco anos mais que o psd fez em vinte.

Anónimo disse...

Como Fajanense,não posso ler esta noticia e deixar passar sem apresentar um comentário.
Acho este projecto um ABORTO a beleza do Vale da Fajãzinha!!!
Só o facto da Central de Britagem da C. Municipal, situado na zona Norte da Freguesia ja tira a sua beleza quando se tira fotos ou apenas se visita os dois melhores e mais bonitos miradouros da Ilha das Flores,, o Miradouro Craveiro Lopes e o Miradouro do Portal. Vejamos agora com mais esta barbaridade de se quer construir esta dita Central junto a Ribeira, e estando neste projecto a passagem de "tubos" que encaminharam a agua para a central a passar por cima de casas, e pelas terras que são trabalhadas para sustento da população!!!
Peço-vos vamos acordar e evitar esta desgraça.

Comprimentos

Um Fajanense muito chegado a sua Terra.
J.E.

Anónimo disse...

Por mais que concorde com as energias renováveis e com uma autosustentação não posso deixar de subscrever inteiramente todo o comentário anterior. Tirar uma coisa para dar lugar a outro pode não ser o caminho certo, ainda para mais estando a falar da ilha das Flores.

Outro fajanense chegado à sua terra

M.H.

Anónimo disse...

Esta centarl da fagãzinha será controlada pela central das Lajes e depois das obras feitas a de santa cruz também irá ser controlada pela a mãe localizada nas Lajes, este control já existe em vários lugares.

Anónimo disse...

Via "Diário dos Açores",a J.F.Fajãzinha é NEUTRA!!!!!
Ganda pessoal!!!!!
Assim não custa...

Anónimo disse...

ainda bem que vão fazer uma grande central na fagãzinha a trabalhar a agua e depois de pronta espero que feichem definitivamente aquela de santa cruz que está perigosa. escreveu um natural da fagãzinha.

Anónimo disse...

Consta-se que a luz vai ser de borla na Fajãzinha?