domingo, 1 de agosto de 2010

Projecto ambiental traz-nos voluntários

Um projecto de voluntariado ambiental, promovido pela associação Gê-Questa e pioneiro nos Açores, arranca este domingo [hoje] na ilha Graciosa, onde estará até dia 15; a sua permanência na ilha das Flores será de dia 18 de Agosto até 1 de Setembro.

O projecto Voluntariado Ambiental nos Açores no Verão 2010, que vai decorrer nas Reservas da Biosfera, em partilha e inter-ajuda com as comunidades locais, foi desenvolvido por duas jovens provenientes de Espanha, que estão na Terceira ao abrigo de um programa de estágio.

A principal missão dos voluntários - do arquipélago, do Continente e de Espanha – é a interacção com a comunidade local, para promover boas práticas ambientais, consistindo o trabalho de campo na eliminação de espécies invasoras, recolha de lixo junto à costa e desenvolvimento de acções de sensibilização da população local, na qual "por vezes não há grande interacção com o meio físico", afirmou Orlando Guerreiro, presidente da Gê-Questa - Associação de Defesa do Ambiente. "É preciso sensibilizar quem cá está para ver que vêm pessoas de fora para ajudar e que elas próprias podem fazer mais pelo meio ambiente", acrescentou.

O projecto desenvolve-se com recurso a voluntários, entre os quais nove oriundos de Espanha, que vão permanecer nas ilhas Graciosa, Terceira e Flores durante 15 dias.


Notícia: «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: