quarta-feira, 26 de maio de 2010

Passou-se um ano... e o que se passou?

1 comentário:

Nelson Fraga disse...

É bastante interessante este texto da Ana Monteiro, no blogue do Núcleo Regional da Quercus - São Miguel. De facto é muitíssimo curioso [a chamada de atenção que o texto supra citado nos faz, de que] a ilha das Flores ainda não consta como Reserva da Biosfera... no sítio Biosfera Açores!!

Leiam-se ainda alguns extractos duma notícia do «Café Portugal: prazeres de viagem e de passeio»:

As três ilhas dos Açores (Corvo, Flores e Graciosa) classificadas pela UNESCO como Reserva da Biosfera ainda não estão a aproveitar as potencialidades criadas com [est]a distinção, que pretende promover o património natural e cultural na perspectiva da sua relação com a sociedade. «Ainda não apareceram os resultados que gostávamos», afirma o director regional do Ambiente, Frederico Cardigos.

«Este galardão tem que funcionar como uma mais-valia para os habitantes das regiões classificadas, mas não se tem trabalhado muito na redução da dependência do mercado global e na promoção da sustentabilidade local», adverte Diogo Caetano, presidente da associação ecológica Amigos dos Açores. Compete, por isso, aos empreendedores locais aproveitarem da melhor forma as vantagens criadas pela classificação da UNESCO, potenciando os seus produtos.

A distinção como Reserva da Biosfera permitiu ao Corvo reforçar a posição como local privilegiado para observação de aves marinhas e que a Graciosa se esteja a afirmar como um destino de turismo subaquático.
Sobre a ilha das Flores... NADA há/houve, NADA acontece(u)!!!