quarta-feira, 21 de abril de 2010

Adjudicada a construção de rampa para navios no porto comercial das Flores

A obra de construção de uma rampa para navios ro-ro (Roll on/Roll off) e ferry, nas Lajes das Flores, foi adjudicada pela Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental (APTO).

A obra custará cerca de um milhão de euros e deverá ser executada num prazo de quatro meses pela Somague Ediçor, desenvolvendo-se na extremidade sudoeste do cais comercial da ilha das Flores, mais concretamente na ligação deste a retenção do terrapleno, ficando próxima da via de acesso ao porto e do local onde está prevista a construção da gare de passageiros local.

A rampa terá 22 metros de largura e 20 de comprimento. A frente útil do cais actual fica reduzida em relação à situação actual em apenas 5,50 metros não sendo, no entanto, afectada a exploração normal do porto durante a execução da empreitada. Esta obra envolve intervenções com dragagem e demolição da retenção marginal existente, bem como enrocamentos e aterro, além de obra marítima.

Na área de intervenção da APTO, está é a primeira rampa para navios ro-ro e ferry a construir, estando prevista a edificação de semelhantes infraestruturas nas ilhas de São Jorge, Pico e Faial, com o que fica devidamente salvaguardada a possibilidade dos navios de transporte de passageiros e viaturas operarem futuramente à popa.


Notícia: «Jornal Diário» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

19 comentários:

Anónimo disse...

por acaso já tinha conhecimento desta grande obra que vem beneficiar a ilha das flores. também será aumentada aquela parte estreita ficando com a mesma largura da outra parte,e na ponta onde tem o farol terá também um aumento de quebra mar.assina o sempre atento para o melhor do concelho das lajes.

Alberto disse...

mais uma obra asseada para a nossa ilha.

Anónimo disse...

Esta rampa do cais das lajes das Flores,é muito importante e ninguém já mais a irá arrancar de lá para reembolsar o dinheiro gasto nela.

O porto de cruzeiros de Angra, se atingir a dimensão exigida por eles e aprovada pelo executivo açoreano, com as dezenas de estruturas erigidas; marinas por toda a parte dos Açores, e muitas mais coisas de uma soma elevada, com um crisa desvastadora a flajelar o povo açoreano
inclusive O continente, e tudo a afundar-se cada vez mais, milhares de desempregados-- mas não faltam campos de futebol-- empregados camarários com grandes ordenados, outros querem e não tem, estradas marginais por toda a parte, corridas ralys, dividas de criar gadelha, (navegação aérea comprada), mas isto é outro cofre--empregados bancários a pedirem reformas em avanço para fazer ninho às suas poupanças dos ordenados, secretários do abiente e pescas a dividirem mares como quem divide quintais; pobres sem casas para morar, viagens de suas excelências governantes para outras ilhas no comes e bebes etc etc Portugal está de tomates cortados e nunca mais dá cria e jamais aparecerão doadores para tomates novos

Mas o sr João Bosco Mota Amaral há dias, disse no Diário dos Açores que a: Cornocópia da UE tem despejado milhões de euros nos Açores----e eu digo sem proveito nenhum para eles--(o corno da fartura) essa cornocópia-- tem despejado biliões de euros nos Açores, vindos dos esforços e recolhas da UE. Eles não estão dormindo...!..Cautela

Eles, caros compatrícios açoreanos sabem bem que os Açores nem produzem para si, para fazerem tão dispendiosas alterações.Isto aqui
não é a beleza das Caraíbas nem, a atmosfera delas.
Da forma que o nosso ex-chefe açoreano falou, com abusos, gastos e esbandalhar dinheiro que não o produziram e nem nunca mais o produzem, nem se vê loira donde saia coelho, os Açores --um dia-- pertencerão a alguém que está bem escondido em qualquer lugar na Europa. Se ele sair do seu e esconderijo e disser: vocês estão debaixo de nós, que será que iremos dizer?.. Faço cruzes.
Para lá vamos!..
Psicólogo

Anónimo disse...

esta rampa já deveria ter cido feita á mais anos, mas como diz o ditado. antes tarde do que nunca. e vem dar mais uns empregos.

Anónimo disse...

Este psicólogo anónimo deve ser dos tais.

Anónimo disse...

A rampa dé empregos?
Louvado seja Deus.

Anónimo disse...

rampa ou não rampa,as coisas continuam a faltar em alguns dos comércios da ilha especialmente nos das Lajes, de 15 em 15 dias temos barco e é sempre a mesma coisa,há comerciantes que so pedem o que vendem no dia da chegada do barco para não terem o stock empatado,aqui deixo um alerta a alguns turistas que possam vir cá este verão que não se esqueçam de vizitar as nossas lojas de Santa Cruz como Braga e Arlindo,lá talvez esse tenham alguns dias depois do barco.
Um amigo.

Anónimo disse...

De uma vez por todas temos que perceber várias coisas:

1ºo dinheiro que é para ralys,é para ralys.
2ºDinheiro que é para campos de futebol,é para campos de futebol.
3ºviagens para governantes está estipulado no orçamento de estado.

Antigamente é que se podia dizer que aquilo estava mal feito,pois esse dinheiro dava para outras coisas.
Agora não,o que é para um determinado projecto,é para ali e não há nada a fazer.
Convém que se esclareça,para os menos atentos.
Para finalizar,o dinheiro que descontamos,não pára muito tempo no mesmo sitio,ou seja,ente outras coisas,serve maioritariamente para pagamento de reformas e de pensões.

Anónimo disse...

à burro!!! a rampa então não dá emprego enquanto se faz. no portugues para alguns meia palavra basta, para outros nem com as palavras completas chega lá.

Anónimo disse...

Não precisam cramar por falta de géneros,se nas Lajes não há que vaiam á Fazenda porque lá tanto o Braga como o Arlindo tem de tudo quanto precisam,estão muito mais evoluidos,tem sempre um belo stock de material,e mais aínda o Braga quer comprar terreno aí nas Lajes e quer fazer um armazém com tudo quanto tem aqui,esperem para ver depois as pessoas a correrem para lá.

Anónimo disse...

o anónimo das9,45 tem razão.
Doutor.

MILHAFRE disse...

De facto o Braga tem uma bela linguiça.
É comprar antes que o stock se esgote.

Com a chegada do bom tempo, lá vêm as festas e os convívios, e muita linguiça se petisca....

Anónimo disse...

Hà mais uma coisa que os vezitantes devem saber. Se chegarem às Flores num domingo será melhor almoçarem em Snta Cruz porque os restaurantes das Lajes folgão aos domingos. Se quizerem bars isso não falta!

Anónimo disse...

hasde-me dizer onde moras para eu ir almoçar e jantar aos domingos a tua casa sempre sai mais barato.

Anónimo disse...

o cais que liga à marina está quase pronto para receber iates de grande porte.
assina o sempre atento para o melhor do concelho das lajes.

Anónimo disse...

Quando o Braga tiver estacionado nas Lajes já não haverá esses tais problemas que tanto se fala,géneros com fartura e a bom preço mas atenção a uma coisa tragam a carteira porque fiados so a partir de 100 anos e cá aínda somos novos não conseguimos essas bondades.

Anónimo disse...

Fiados!... isso é que eu nunca dava a ninguém, por causa desses fiados já muitos negócios forão à falência.

Anónimo disse...

armazens não cremos para armazens basta aquela pouca vergonha lá para os lados de santa cruz.

Anónimo disse...

hei pá, muito disse o psicólogo das 11:16 seja lá quem for essa pessoa tá bem informada. Vosses já viram que os Açores é um tal mamar da vaquinha da Europoa central?

Oxalaá que não mas a mama um dia vais secar. ainda dizem que discontam para isso e para aquilo. qual é o disconto?

a UE está de olho aberto, isto é muita esmola junta, muito peixe por 3 tostãos. vocês ainda não viram que a esmola à muito grande?
assina: ei também vejo