quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Especialista defende a importância das nossas turfeiras na distribuição de água

O botânico Eduardo Dias defendeu [hoje] um “maior reconhecimento e identificação” das zonas húmidas nos Açores, para [assim] permitir a melhor gestão da sua biodiversidade, a preservação da água e as suas características como recurso turístico.

"Talvez por termos uma cultura profundamente mediterrânica, esse reconhecimento é relativo, o que tem tido como consequência a existência de terras altas menos produtivas, ribeiras torrenciais e recursos hídricos desequilibrados", afirmou o investigador, em declarações à Agência Lusa.

Eduardo Dias, responsável pelo Gabinete de Ecologia Vegetal e Aplicada, da Universidade dos Açores, promove a partir de quinta-feira [amanhã] um curso sobre «Ecologia e Preservação de Turfeiras», integrado nas comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se assinala a 2 de Fevereiro.

"As turfeiras são um tampão às consequências de condições meteorológicas adversas a que os Açores estão sujeitos no meio do Atlântico porque retêm muita água, distribuindo-a depois de forma gradual", frisou Eduardo Dias.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: