sábado, 28 de fevereiro de 2009

25 dias de fiscalização das zonas costeiras do Grupo Ocidental, em 2008

O corpo de inspectores do Governo [Regional] dos Açores garantiu 25 dias de fiscalização e monitorização da actividade de pesca nas zonas costeiras, portuárias e marítimas das ilhas das Flores e do Corvo, desde o início de 2008 até meados deste mês.

A intervenção da autoridade fiscalizadora constitui um dos meios de controlo das acções desenvolvidas pelos pesqueiros no Parque Natural e na Reserva da Biosfera da ilha do Corvo.

No quadro da actuação dirigida ao controlo da actividade piscatória a Inspecção Regional das Pescas articula as suas diligências com os comandos locais da Polícia Marítima e comando da Zona Marítima dos Açores.

Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Novo navio "Atlântida" terá apenas 600 lugares nas balsas salva-vidas para uma lotação máxima de... 750 passageiros

É assim o novo navio encomendado pelo Governo [Regional] dos Açores aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, com mais este problema a juntar-se à estabilidade [da embarcação em caso de avaria].

Trata-se de mais um problema e de mais uma limitação para o navio "Atlântida": não estão previstas balsas salva-vidas para todos os ocupantes. A lotação máxima do navio é de 750 passageiros e 40 tripulantes, mas só foram construídas balsas para 600 pessoas.

Para contornar as exigências previstas na lei, pelo Instituto Portuário e de Transportes Marítimos (IPTM), o "Atlântida" ficará impedido de viajar para fora dos Açores, porque, quando tiver a lotação máxima, 190 pessoas não terão acesso aos meios de socorro, em caso de acidente.

O projecto inicial do navio encomendado pelo Governo Regional dos Açores até nem previa balsas salva-vidas, uma vez que o navio "Atlântida" poderia manter-se à superfície, mesmo com dois compartimentos alagados, mas, este problema, e mais o erro nos cálculos de estabilidade, obrigaram o construtor a duplicar os meios de socorro, o que torna, por sua vez, o navio mais pesado.

Para contornar essa questão, o IPTM poderá obrigar o navio a viajar apenas em águas açorianas, e não ultrapassar as 200 milhas, ficando a intenção da AtlânticoLine de operar para a Madeira e Lisboa, fora de questão.

Por sua vez, para contornar os problemas relativos à estabilidade [em caso de avaria], os Estaleiros [Navais] de Viana do Castelo vão colocar um estabilizador de borracha à volta do casco, uma solução usada, habitualmente, [apenas] nos navios antigos.

Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Apoios à frequência do Ensino Técnico-Profissional pelos jovens das Flores

O deputado do CDS-PP/Açores, Paulo Rosa, quer saber que apoios e incentivos têm os jovens da ilha das Flores para a frequência do Ensino Técnico-Profissional, uma vez que desde há alguns anos a esta parte a ilha está sem Escola Profissional.

Em requerimento enviado ao Parlamento [regional] Açoriano, o deputado [eleito pela ilha das Flores] questiona o Governo [Regional] sobre que “mecanismos existem ao dispor dos jovens Florentinos (bolsas, alojamento, ou outros) para minorar o impacto financeiro adverso de terem que se deslocar para outra ilha a fim de frequentar esta modalidade de ensino?”.

Por outro lado, e a finalizar, o deputado [regional] centrista questiona ainda “sob que forma pretende o Governo Regional implementar o Ensino Técnico-Profissional nas Flores?” e para “quando prevê o Governo Regional efectivar a implementação dessa modalidade de ensino na ilha das Flores?”
Notícia: «Correio dos Açores» e «Diário dos Açores».

Em dez pontos a Secretaria [Regional] do Trabalho e Solidariedade Social prestou esclarecimentos sobre os apoios à frequência de ensino [técnico-]profissional por jovens da ilha das Flores.
Saudações florentinas!!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Assim vão as obras do novo Hotel... (II)

Saudações florentinas!!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Comissão Europeia reclama a Portugal (mais) medidas de protecção da natureza... nos Açores e na Madeira

A Comissão Europeia instou [na passada quinta-feira, dia 19] Portugal a adoptar as medidas necessárias com vista à protecção da natureza nos Açores e na Madeira, apontando que as autoridades portuguesas devem ainda designar 36 zonas especiais de conservação nos arquipélagos.

O executivo comunitário anunciou o envio de uma primeira advertência escrita a Portugal e a Espanha por estes dois países ainda não terem designado [algumas] áreas enquanto zonas especiais de conservação, nem terem adoptado as medidas de conservação necessárias para 174 zonas nas ilhas Canárias e 36 na Madeira e Açores, no quadro da rede Natura 2000. Lembrando que tanto Portugal como Espanha deveriam ter adoptado as medidas reclamadas "o mais tardar em Dezembro de 2007", Bruxelas lamenta que "mais de um ano após essa data, nenhuma medida tenha sido tomada".

No caso da Madeira e dos Açores, a Comissão [Europeia] aponta que, além da designação das zonas especiais de conservação, é ainda necessária a implementação de "medidas de protecção suplementares". "A Madeira, os Açores e as ilhas Canárias abrigam numerosas espécies que não existem em mais nenhum local e que têm de ser protegidas. Insto por isso Espanha e Portugal a tomar as medidas necessárias para proteger essas zonas o mais rapidamente possível", comentou o comissário europeu responsável pelo Ambiente, Stavros Dimas.

A advertência escrita agora enviada a Lisboa constitui o primeiro passo de um processo de infracção, que pode culminar com uma queixa perante o Tribunal de Justiça europeu se a Comissão Europeia não ficar satisfeita com as respostas dadas pelas autoridades portuguesas.


Notícia: secção Ecosfera da edição on-line do jornal «Público».
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Instituto Portuário detecta (mais) falhas técnicas no navio "Atlântida"

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) detectou falhas no navio Atlântida que está em construção nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

De acordo com a [rádio] Antena 1 Açores, surgiram problemas técnicos que poderão vir a limitar a capacidade de carga do navio Atlântida a nível do número de passageiros e de viaturas [que poderá transportar], o que, por sua vez, desrespeitará os requisitos do caderno de encargos - embarcação com 97 metros de comprimento e capacidade para transportar 750 passageiros e 140 viaturas.

Em causa está, por exemplo, o cálculo feito pelo construtor para o peso das viaturas, o qual indica cerca de uma tonelada por veículo, quando o peso médio devia rondar as duas toneladas. Estes mesmos cálculos terão sido entretanto alterados com vista a ultrapassar as exigências de estabilidade do navio. Estes problemas já se arrastam desde 2007.

A rádio pública [regional] mais garante que a apreciação do IPTM consta de um relatório (de Janeiro último) que dá conta que aquele instituto não aceitou as alterações propostas pelos Estaleiros e que os problemas observados reportam-se a uma "fase já tardia de construção". Recorde-se que o Governo Regional anunciou no final de 2008 que os problemas de estabilidade em avaria do navio "Atlântida" estavam solucionados.

As intervenções [realizadas para supressão dos problemas na construção do "Atlântida"] traduziam-se na eliminação de peso na zona dos decks superiores e no aumento do lastro sólido do navio. Ora, segundo informou o governante [regional da tutela, Vasco Cordeiro], na sequência dos testes realizados (em Novembro) pelos Estaleiros ficava demonstrado que o problema, com as intervenções sugeridas, seria completa e totalmente solucionado, mantendo o navio a sua capacidade de operar nos portos previstos e a velocidade dentro dos limites e bandas que o contrato considera aceitáveis. Assim, no que respeita à entrega do navio, as informações fornecidas pelos estaleiros permitiriam contar com o [navio] "Atlântida" na operação deste ano, a qual se inicia no mês de Maio.

Agora, se o Instituto Portuário não aceitar os [novos] cálculos apresentados, a lotação de carga e de passageiros do "Atlântida" poderão vir a ser substancialmente reduzidos. Se isso acontecer, o navio "Atlântida" acabará por ter muitas dificuldades em cumprir alguns dos requisitos fundamentais do caderno de encargos. Aliás, poderá, inclusivamente, levar o Governo [Regional] açoriano a cancelar o concurso respectivo. O navio ["Atlântida"], segundo foi anunciado, deverá estar operacional a 13 de Maio de 2009.

A maioria [parlamentar] socialista [na passada quinta-feira, dia 12] chumbou a audição do secretário regional da Economia em sede de comissão parlamentar, solicitada pelo PSD/Açores, para esclarecer dúvidas sobre os barcos encomendados pelo Governo Regional. Somente o PSD, CDS-PP e BE votaram favoravelmente a proposta dos sociais-democratas, apresentada na última terça-feira, que pretendia ouvir explicações do governante [regional] com a tutela dos transportes sobre a construção das novas embarcações encomendadas pelo Executivo. A Comissão Especializada Permanente de Economia é composta por sete deputados do PS, quatro do PSD, um do CDS-PP e outro do BE. O assunto será agora debatido não à porta fechada (em sede de Comissão Parlamentar) mas numa sessão de perguntas e respostas ao Governo Regional numa das próximas sessões plenárias, na Horta.

Notícia: «Açoriano Oriental» e «Correio dos Açores».
Anteriormente já havíamos reportado sobre esta temática em três textos: (#1) «Navio "Atlântida" da AtlânticoLine não passou na inspecção, volta ao Estaleiro e atrasa a sua chegada aos Açores», (#2) «Construção do [novo] navio Atlântida está [a modos que] "encalhada"...» e (#3) «Segundo o Governo Regional, problema do "Atlântida" está resolvido: barco chegará até Maio (de 2009) e estaleiros deverão pagar 14 milhõ€$ por atrasos».

Saudações florentinas!!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O jornal «As Flores» no Fórum (XIV)

Jornal «As Flores», edição de 22 de Janeiro de 2009
(nº 632, II série, ano XXXVI) : : : AINDA NAS BANCAS!!! : : :
Directora: Maria José Sousa


Títulos e resumos da 1ª Página:

Editorial: Mensagem de Ano Novo
Num instante fugaz há quem erga as taças de champanhe borbulhante e solte o grito de alegria desejando aos seus familiares e amigos um feliz ano novo. Este é o cenário alegre em muitas casas e espaços de festa. Entretanto, bem pertinho, noutra casa, bem mais perto de nós do que alguma vez nos lembramos há quem esteja só, há quem não tenha com quem dividir esse instante fugaz carregado de simbolismo. Tudo seria bem menos doloroso e solitário se alguém se tivesse lembrado dessas pessoas. Pena que as Câmaras Municipais não tenham deixado uns trocados para finalizar o ano montando uma barraquinha, uma tenda à Praça onde essas pessoas se pudessem ter reunido para celebrarem juntas, com uma taça de champanhe e doze passas porque também são “filhos de Deus”. É realmente triste que numa ilha tão pequena as pessoas estejam cada vez mais distantes umas das outras, menos preocupadas com o próximo, mais egoístas do que nunca. Pensando que não, estas pessoas não são uma nem duas, mas sim algumas dezenas delas se incluirmos idosos, pessoas que vivem só, emigrantes, e até aqueles que embora não estejam sós vivem no mais vazio das suas vidas.
Aqui deixo o repto para este ano: as entidades públicas devem reunir esforços para que a passagem de ano das pessoas que vivem sozinhas, deixe de ser solitária e triste e passe a ter pelo menos um momento de convívio entre pessoas que nada mais querem que uma palavra amiga, alguém a quem desejar “Um Feliz Ano Novo”.


Para Grandes Esperanças, Maiores Enganos
Democracia é miragem, pura ilusão
A democracia hoje está seriamente limitada. Há um claro empobrecimento da vida democrática no país, como por exemplo limitações inaceitáveis aos direitos sindicais ou de manifestação e de propaganda política.

Grupo de Teatro “A Jangada” arrasou com «Alguém terá de Morrer»
Nos dias 5, 6, 7, 12 e 13 de Dezembro o Grupo Cénico de Amadores “A Jangada” ofereceu ao público mais um excelente trabalho. «Alguém terá de Morrer», baseado no texto de Luís Francisco Rebelo, adaptado por Fernando Oliveira e com encenação e direcção artística de Joaquim Salvador, arrasou perante o público, pela inovação e qualidade dos actores.

Sorteio do Comércio Tradicional
No passado dia 12 de Janeiro pelas 20 horas no Núcleo Empresarial das Flores e Corvo realizou-se um sorteio, inserido na Campanha de Promoção do Comércio Tradicional promovido pela Câmara do Comércio e Indústria da Horta, que decorreu entre os dias 1/12/2008 e 31/12/2008, foram sorteados três vales de compras para cada Concelho das Flores e para o Concelho do Corvo no valor de 400€, 300€ e 200€, correspondendo ao 1º, 2º e 3º prémios, respectivamente.

Associação de Pescadores Florentinos abre Peixaria
A ilha das Flores tem agora ao seu dispor peixe fresco todos os dias, sendo que às segundas, quartas e sextas é vendido nas Lajes e terças, quintas e sábados em Santa Cruz. A iniciativa veio combater uma lacuna no nosso comércio local.

Antigo Barracão do Sargaço desmoronou em Ponta Delgada
Devido ao mau tempo e também ao estado de degradação em que já se encontrava o edifício, este não resistiu e desmoronou por completo. Na memória dos habitantes de Ponta Delgada fica apenas a época em que aquele barracão serviu de armazém para o sargaço recolhido e apanhado a muito custo, vendido depois como uma das formas de subsistência nos meses de estio.

Rondas pelos Reis
Foram vários os ranchos que uma vez mais se reuniram para cantar pelos Reis. A tradição é já longínqua, transferida de pais para filhos há séculos e nota-se que as pessoas querem mantê-la, quando de ano para ano continuam a juntar as suas vozes, as suas cordas e a sua vontade de levá-la a outras pessoas, andando de casa em casa, melodizando e entoando os cânticos festeiros.
A Associação Cultural Lajense promoveu um encontro de rondas na Casa do Povo das Lajes.

Novo espaço de Desporto nas Lajes das Flores
Por: Patrícia Carreiro
No mês de Dezembro de 2008, foi inaugurado o pavilhão gimnodesportivo da Câmara Municipal das Lajes das Flores. Este é um investimento camarário, orçado em 2,1 milhões de euros e comparticipado pelo Governo Regional.

Puxão de Orelhas
Agora que o ano começa... E para que comece bem, vou fazer uma promessa aqui e além: denunciar, informar, louvar, congratular, constatar, anunciar, publicitar, ajudar, incentivar, apoiar, criticar, serão os objectivos deste mensário que não hesitará em puxar as orelhas a quem precisar!

ALGUNS DOS OUTROS TÍTULOS EM DESTAQUE NESTA EDIÇÃO:

A Escola do Corvo (EBI Mouzinho da Silveira) participou em mais um intercâmbio europeu desta vez na Turquia

Escuteiros: 30 anos ao serviço da juventude

Passagem de Ano nos Minhocas

Corta Mato Escolar


ALGUMAS DAS PEÇAS DE OPINIÃO:

Lajes das Flores com 500 anos de existência - por Francisco Gomes Vieira

Natal: Do muito que se diz - por Dr. Caetano Tomás

A menina que tinha medo do silêncio - por Patrícia Carreiro

Carreira Docente: auscultações minimalistas e minudências - por Paulo Rosa

Crónicas da minha Terra: Vida destruída... Alma com vida - por Lino de Freitas Fraga

ALGUMAS DAS SECÇÕES:

Olhar com Saúde - por Paulo Ramos

Desporto na Ilha - por Fábio Armas e Raimundo Lima

O Cantinho da Saúde: SIDA, Síndroma de ImunoDeficiência Adquirida - pela enfermeira Ana Gil

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Novo sistema de transporte público de passageiros seleccionado por concurso

O Governo [Regional] dos Açores vai introduzir um novo sistema de transporte colectivo regular de passageiros na ilha das Flores.

A escolha da entidade que assegurará o funcionamento do novo sistema, enquadrado por um estudo elaborado pelo Executivo, vai ser seleccionada por concurso público internacional.

Uma resolução do Governo [Regional] autorizou a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Transportes a avançar com abertura desse concurso e a garantir os encargos respectivos.

Notícia: "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores]. No passado mês já havíamos noticiado que o «transporte escolar (na ilha das Flores) está em sério risco de ser suspenso».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Internet sem fios gratuita nas ilhas de Coesão... em 2010, anuncia governante

O Governo Regional avançou já com a fase de implementação do projecto “Rede Wi-Fi das ilhas da Coesão”.

A iniciativa tem como objectivo promover o acesso gratuito à Internet, nas ilhas de Santa Maria, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo. O anúncio foi feito [na passada segunda-feira, dia 9] pelo secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos à margem de uma visita à ilha de São Jorge.

O projecto agora colocado em marcha, prevê a implementação de redes de comunicações wireless em espaços públicos de sedes de concelho nas ilhas de Coesão, com o objectivo de disponibilizar, gratuitamente, o acesso da generalidade da população à Sociedade da Informação e Conhecimento. Numa perspectiva social, este projecto pretende permitir o acesso de qualquer cidadão às tecnologias da informação e comunicação, principalmente àqueles que, por dificuldades económicas, não podem suportar as despesas de acesso permanente no domicílio, defendeu o responsável pela pasta [regional] da Ciência e Tecnologia.

Orçado em um milhão e 205 mil euros, o projecto vai ser implementado este ano nas ilhas do Grupo Central, São Jorge e Graciosa, e no início de 2010 nas restantes ilhas da Coesão [Santa Maria, Flores e Corvo].

Notícia: «Jornal Diário», «Correio dos Açores», semanário [regional] «Expresso das Nove» e RTP/Açores [no final do vídeo].
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Continua o conflito entre pescadores florentinos e armadores micaelenses...


Os pescadores da ilha das Flores não querem que os pescadores de São Miguel pesquem junto à costa daquela ilha. Os florentinos acusam os pescadores de São Miguel de não respeitarem a norma que impede a pesca a três milhas da costa. Armadores de São Miguel dizem que têm de ir procurar peixe onde ele existe.

Os pescadores das ilhas das Flores e do Corvo querem que a limitação de pescar junto à costa passe das três para as seis milhas. Esta posição, que acontece depois de embarcações palangreiras de São Miguel terem sido autorizadas a pescar no Grupo Ocidental e a descarregar nas Flores, é subscrita por pescadores das ilhas do Pico, São Jorge, Graciosa e Santa Maria. Contra [a autorização] estão as Associações de Pescadores do Faial, Terceira e São Miguel onde estão os barcos que pescam com palangre.

Liberato Fernandes da Cooperativa Porto de Abrigo considera que foi um erro a autorização dada pelo Governo Regional aos pescadores de São Miguel para pescarem nos mares das Flores.

O sub-secretário Regional das Pescas, Marcelo Pamplona, diz que a legislação que permite que barcos de uma ilha pesquem noutra [ilha] deverá ser alterada.

Notícia: RTP/Açores.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Estamos há dois anos nesta "casa"...

... sendo que nesse tempo contámos com 530 textos publicados neste (segundo) «Fórum ilha das Flores» e 110.171 visitas (média de 257 por dia) e 159.752 páginas vistas (média de 659 em cada dia).

Agradecemos muito a todas as pessoas que colabora(ra)m directamente na realização deste blogue, seja/fosse na escrita de textos de opinião própria ou no envio de fotografias alusivas à ilha das Flores.

Em breve teremos algumas novidades editoriais para presentear quem visita o «Fórum ilha das Flores». É esperar...
Saudações florentinas!!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Problema dos resíduos/lixos na ilha das Flores será resolvido nesta legislatura, assegura o Governo Regional açoriano

O secretário regional do Ambiente e do Mar assegurou [no passado dia 26] que o problema dos resíduos na ilha das Flores, apesar de ser “um processo complexo, ficará resolvido durante a actual legislatura”.

Álamo Meneses prometeu “para breve” a adjudicação da empreitada de construção da central de transferência e tratamento de resíduos da ilha das Flores. Segundo explicou [o secretário regional do Ambiente], o problema da gestão de resíduos “é transversal à generalidade das ilhas” açorianas dadas as características dos seus aterros.

No caso das Flores, os danos resultantes da inexistência de um aterro controlado não são tão grandes como poderiam ser, dado o facto da ilha ter uma população reduzida, acrescentou ainda o secretário regional.

Notícia: «Correio dos Açores» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Nevou na ilha das Flores (o vídeo!!!)


Um@ noss@ atent@ leitor@ encontrou no «You Tube» [sítio de partilha de vídeos na internet] algumas imagens relativas à queda de neve na ilha das Flores [que havíamos noticiado (com fotografias) na semana passada]. Assim [passada uma semana do "acontecimento"] mostrámos este pequeno "filme" dum jipe no caminho para o Morro Alto, sendo o vídeo da autoria de "MannyShame" [desconhecemos quem seja], que intitulou este seu "filme": «A última queda de neve na ilha das Flores, o caminho para o Morro Alto».
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Repavimentação de estradas concluída mais cedo, prevê o Governo Regional

A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos prevê que as obras de repavimentação de estradas nas ilhas das Flores e do Corvo terminem dois a três meses mais cedo.

No que respeita à empreitada a decorrer na ilha das Flores, falta concluir o troço que liga Santa Cruz aos Ferros Velhos [na imagem], numa extensão de 11 quilómetros. Orçada em cerca de quatro milhões de euros, esta intervenção deverá terminar antes do final do ano. No âmbito da mesma empreitada, estão já concluídas as obras de repavimentação (em calçada) da rua Dr. André de Freitas, do ramal do Lajedo e a pavimentação do Caminho dos Ferros Velhos (numa extensão de cerca de nove quilómetros).

Notícia: «Jornal Diário», «Diário dos Açores» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Arquipélago conta com 57 percursos pedestres recomendados para turismo

A ilha de São Miguel reúne 25 dos 57 trilhos [pedestres] considerados pelo Governo [Regional] dos Açores como Percursos Recomendados na Região para efeitos de oferta turística.

Por proposta da Comissão de Acompanhamento dos Percursos Pedestres no arquipélago, o Executivo [Regional] aprovou uma lista de [57 num total de 80] trilhos que abrange todas as ilhas, sendo São Jorge a [ilha] que surge em segundo lugar, com seis percursos [pedestres] recomendados.

A ilha Terceira e o Pico dispõem de cinco [percursos pedestres recomendados] cada, Faial e Flores de quatro, Santa Maria e Graciosa de três, oferecendo o Corvo outros dois [percursos pedestres recomendados].

Para o Governo [Regional] açoriano, os passeios pedestres figuram entre as componentes de uma oferta turística direccionada para a conservação da natureza e qualidade ambiental que importa valorizar num quadro de afirmação da competitividade do sector [turístico].

A melhoria das infra-estruturas e serviços complementares de apoio/suporte à actividade justifica a coordenação das intervenções das várias entidades envolvidas – das administrações regional e local às associações ambientais e da área empresarial, [sendo que] em breve serão abertos mais 18 trilhos, com o intuito de aumentar a rede de percursos pedestres no arquipélago Açoriano.


Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental» e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

AtlânticoLine quer ter os seus navios a navegar durante todo o ano nos Açores... mas não para todas as ilhas!!!

Num ano em que se espera a chegada do primeiro [o «Atlântida»] dos dois navios encomendados pelo Governo Regional, a AtlânticoLine equaciona a hipótese de rentabilizar as novas embarcações ao longo de todo o ano.

Na Bolsa de Turismo de Lisboa [no passado dia 22], o presidente do conselho da administração da empresa [AtlânticoLine, António Raposo] admitiu esta possibilidade, embora tenha dito que “ainda não foi encontrada a solução para que tal se possa verificar”.

António Raposo referiu, de qualquer forma, que “por um conjunto de razões, está completamente afastada a possibilidade de existir uma operação, ao longo dos doze meses, para todas as ilhas. No entanto, ligações entre São Miguel, Santa Maria e Terceira ao longo de todo o ano poderão ser uma realidade, dentro em breve”.

Na ocasião, o responsável indicou, ainda, que “a empresa tem obrigação de contribuir para a melhoria do transporte marítimo inter-ilhas”.

Notícia: «Diário dos Açores» e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Pescadores das Flores e do Corvo querem proteger os recursos piscatórios


As Associações de Pescadores das [ilhas das] Flores e do Corvo pretendem que a pesca com palangre passe a fazer-se a seis milhas da costa e não a três [milhas] como agora acontece.
Reunidas no Corvo, na [passada] terça-feira [dia 27], as Associações [de pescadores] pediram também mais fiscalização das águas [das ilhas] do grupo ocidental. À falta de meios para a fiscalização, os pescadores propõem que seja utilizada a lancha Ariel, destinada ao transporte de passageiros entre as duas ilhas.

Notícia: RTP/Açores.
Saudações florentinas!!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Manuel Pereira é (re)candidato pelo PS à Câmara Municipal de Santa Cruz

O PS/Açores anunciou [ontem, sábado] que vai recandidatar sete dos actuais oito presidentes de Câmara socialistas, tendo como principal objectivo nas eleições autárquicas destronar o PSD/Açores da liderança autárquica no arquipélago.

A Comissão Regional do PS/Açores, que esteve ontem reunida em Ponta Delgada [ilha de São Miguel], aprovou "por unanimidade" os nomes dos candidatos às oito autarquias [actualmente] governadas por socialistas, demonstrando "grande esperança" na continuação dos projectos que estão a ser desenvolvidos nestes concelhos.

Nélia Figueiredo recandidata-se a um novo mandato na autarquia mariense (Vila do Porto), assim como João Ponte (Lagoa), Ricardo Silva (Ribeira Grande), Roberto Monteiro (Praia da Vitória), João Castro (Horta) e Manuel Pereira (Santa Cruz das Flores).

Para a mais pequena ilha açoriana [Corvo], com cerca de 400 habitantes, o PS/Açores foi buscar o antigo presidente da Câmara Municipal eleito pelo PSD, Manuel Rita.

"Trata-se de um voto de grande confiança no trabalho de sete autarcas [socialistas], que se recandidatam, mas também na coragem de Manuel Rita, ao assumir a sua candidatura à Câmara [Municipal] do Corvo", afirmou aos jornalistas o presidente da Comissão Regional do PS, Roberto Monteiro, acrescentando que além de manter estas oito Câmaras [Municipais] os socialistas só têm de ganhar mais dois [outros] municípios [açorianos] para alcançar a maioria ao nível do poder local nas ilhas.

Motivação, competência humana e técnica para resolver os problemas locais são para o partido, disse Roberto Monteiro, as principais características para ser um bom candidato [socialista] nas eleições autárquicas.

Notícia: «Açoriano Oriental», Notícias.RTP.pt, revista «Visão» e Sapo Notícias - Agência Lusa.
Saudações florentinas!!