quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Ilhas açorianas terão Parques Naturais em funcionamento... até final de 2010

O secretário regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, anunciou [no passado dia 4] em declarações à margem da reunião do Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Horta, que os Parques Naturais de Ilha ficarão todos a funcionar em pleno ao longo do próximo ano.

Na reunião, que decorreu durante o [passado] dia 4 [de Dezembro] na ilha do Faial, Álamo Meneses disse que nos Açores já estão criados os Parques Naturais de seis ilhas, estando “em vias de criação” os parques [naturais] das ilhas Terceira, São Jorge e Flores.

Segundo explicou o governante [regional], “neste momento estamos na fase de operacionalização da gestão dos vários parques”, adiantando ainda que os parques [naturais] do Faial, Pico e Corvo “já estão em funcionamento”, enquanto os [parques naturais] das ilhas de Santa Maria, São Miguel e Graciosa encontram-se “em processos intermédios de institucionalização”.

Com a criação dos Parques Naturais de Ilha, o Governo [Regional] dos Açores pretende “dar unidade e coerência” à gestão daquelas áreas, criando “uma estrutura que permita ver a ilha como um todo e gerir o território com interesse para a conservação, quer da biodiversidade quer da geodiversidade, como uma estrutura única e coerente”, referiu o secretário regional.

O outro objectivo, adiantou Álamo Meneses, “é dar visibilidade às belezas naturais e àquilo que cada ilha tem de bom para oferecer, de forma a podermos potenciar essa riqueza do ponto de vista do turismo e do bem-estar das pessoas que lá vivem”.

O governante [regional] realçou ainda que é fundamental que os parques naturais [de ilha] tenham duas vertentes: a da conservação e a da utilização sustentável e adequada.


Notícia: «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: