sábado, 17 de outubro de 2009

5 freguesias da ilha das Flores reúnem [amanhã] os seus plenários de cidadãos

Os plenários de cidadãos que reúnem [este] domingo [amanhã, dia 18] em cinco das onze freguesias da ilha das Flores, todas com menos de 150 eleitores, não alteram os executivos municipais eleitos mas podem ter implicações na composição da Assembleia Municipal das Lajes.

Uma semana depois das eleições autárquicas, as freguesias da Fajãzinha (86 eleitores), Mosteiro (40) e Lajedo (95), no concelho das Lajes, e Cedros (118) e Caveira (67), no concelho de Santa Cruz, vão eleger os seus presidentes de Junta em plenários de cidadãos.

A situação destas cinco freguesias da ilha das Flores, que são os únicos casos nos Açores em que a eleição dos órgãos autárquicos é feita em reunião de cidadãos, não vai alterar a votação para as Câmaras [Municipais] das Lajes e de Santa Cruz, mas poderá provocar alterações na composição da Assembleia Municipal das Lajes. Neste concelho, o PSD, que tem maioria na Câmara, poderá perder a maioria na Assembleia Municipal se os autarcas que forem eleitos nos plenários de cidadãos representarem outros partidos.

A votação nos plenários de cidadãos faz-se através de voto secreto, mas, em vez dos habituais boletins para a Assembleia de Freguesia com os nomes dos partidos concorrentes, os eleitores recebem um boletim com a composição de cada lista que se apresentar a sufrágio durante os plenários de cidadãos. Terminada a votação, os votos são contados à frente de todos os eleitores presentes, sendo a lista mais votada eleita para presidir à Junta de Freguesia.

Embora não sejam eleitos através do mesmo método que os restantes autarcas do país, os presidentes de Junta das cinco freguesias mais pequenas da ilha das Flores terão os mesmos direitos e a mesma legitimidade que qualquer outro autarca, incluindo a presença e votação nas respectivas Assembleias Municipais.


Notícia: «Açoriano Oriental» e jornal «A União».
Saudações florentinas!!

24 comentários:

Anónimo disse...

Realmente a Ilha das Flores é a "Terra da coisa rara". Que grande limonada que por lá anda. Então não é que uma lima desta mesma limonada anda a dizer de peito aberto, como é seu apanagio, que a sua descendente foi lá votar, mas com as passagens pagas à sua custa!!! Vejam só... quando toda a gente sabe que assim não foi. Pois há limas que às vezes não são boas para laborar e BUFAM!!!... E esta eh!

Anónimo disse...

eu sou do lagedo voto partido socialista .

Anónimo disse...

conte lá isso melhor que nao estou a perceber nada

Anónimo disse...

não é para perceber é só para entender.

Anónimo disse...

Afinal para meio entendedor meia palavra basta, já dizia o proverbio. Há coisas que não se percebem... são mesmo assim, como alguns teoremas da matemática!!!...

Anónimo disse...

Como ficou na Caveira e nos Cedros?
Na fajazinha ganhou a Veronica, no Mosteiro a Nélia e no Lagedo o Aurélio.

Fórum ilha das Flores disse...

Aqui se partilha a informação da TSF - Rádio Notícias: "Plenários de cidadãos retiraram maioria ao PSD nas Lajes das Flores"...

O PSD perdeu a maioria na Assembleia Municipal das Lajes das Flores, na sequência da votação nos plenários de cidadãos hoje realizados nesta ilha dos Açores. Os plenários realizaram-se em três das sete freguesias do concelho das Lajes, que não tinham ido a votos para a Assembleia de Freguesia nas eleições autárquicas de 11 de Outubro por terem menos de 150 eleitores inscritos.

Nos plenários de cidadãos hoje realizados neste concelho foram eleitas duas autarcas afectas ao PS (Verónica Eduardo, na Fajãzinha, e Nélia Tavares, no Mosteiro) e um [autarca] afecto ao PSD (Aurélio Serpa, no Lajedo). Com esta votação, o PSD, que tinha vencido as eleições para a Câmara das Lajes das Flores, passa a ter 11 elementos na Assembleia Municipal, tantos quantos o PS.

Apesar deste empate entre PS e PSD, não é ponto assente que os autarcas eleitos representem os partidos a que estavam ligados, já que os plenários de cidadãos elegeram listas de candidatos e não forças partidárias. Há quatro anos, por exemplo, um autarca ligado ao PS acabou por se juntar à bancada do PSD, na altura da tomada de posse da Assembleia Municipal, o que demonstra o cariz peculiar destas eleições.

No concelho vizinho de Santa Cruz das Flores também se realizaram hoje plenários de cidadãos em duas freguesias, onde os habitantes escolheram autarcas afectos ao PS (António Rodrigues, nos Cedros, e Maurício Pedro, na Caveira). O PS, que vencera as eleições para a Câmara de Santa Cruz, viu assim reforçada a sua maioria absoluta na Assembleia Municipal [12 contra 7 das Oposições (PSD: 3; CDS/PP: 3; e CDU: 1)].

Estas foram as únicas freguesias dos Açores que não elegeram autarcas a 11 de Outubro, por terem um reduzido número de eleitores.

Anónimo disse...

pois ,,,pois,,,já era de esperar a derrota do psd pois,,,pois só se falava em obras era na fagã grande o resto parecia que não fazia parte do concelho.

Anónimo disse...

vams acabar cm estes bandids d psd vams frente partid sciaista

Anónimo disse...

nao vai haver empate.o aurelio ja se encostou ao PS.Fica 12 do PS e 10 do PSD.Chupa johny boy...

Anónimo disse...

Bem temos uma junta formada só por mulheres no Mosteiro!

Anónimo disse...

Que cambada de palha...........

Anónimo disse...

Cambada de palha..... porque?Realmente não entendo o que quer dixer o anónimo das 13h45.Lá por ser mulheres não quer dixer que não vão trabalhar como se fosse um homem como presidente! Porque até pelo que soube esteve nos anteriores 4 anos um homem na presidencia e nada fez,por isso pior não vão fazer....!

Anónimo disse...

as mulheres do mosteiro é que vão puchar o resto das gadelhas que o jl se não fizer obras no mosteiro força marias um scialista está com voces.

Anónimo disse...

como não estou a viver nas flores li aqui que a junta de freguesia do mosteiro foi ganha por mulheres, e ainda bem que eu já estou a ver que o 25 de abril está a chegar ás flores e que a democracia está a ser emplantada. eu como homem que sou, estou satisfeito da freguesia do mosteiro ter cido ganha por mulheres e ser a mais pequena nas flores mas com mulheres de alma grande. parabéns á junta de freguesia do mosteiro.

INSURGENTE disse...

O POVO ESTÁ A ACORDAR

Os CACIQUES desta vez não fizeram bem o trabalhinho e perderam.
Apesar de Abril já ter sido à muitos anos, aqui ainda impera a "lei da rolha"

Anónimo disse...

ainda bem que o vinte e cinco de abril está a dar os primeiros paços nas flores. o povo está abrir os olhos.

Anónimo disse...

na fajazinha foi mais um tacho ...

Anónimo disse...

UM tacho....Foi uma grande Panela....e não é so na a junta.... esperem para ver.....estejam atentos...

j.fernd disse...

A fajazinha em si é um tacho!!

Anónimo disse...

olha!!!olha!!! os ppd com dores de cotevelo.

Anónimo disse...

mais tachos panelas e gamelas do que os psd têm atribuido aos seus aliados é dificil basta querer ver .

fernando pacheco disse...

meus caros amigos vendo como isto aqui vai neste concelho mais ocidental da europa, e vai muito mau por sinal, hoje dirigi-me a camara municipal com o intuito de tirar umas fotocópias, como se sabe, agora são pagas, mais isto não está em questão, a questão que aqui se coloca é um pouco dificil de explixcar,pelo menos pra mim, não pude tirar as minhas ditas fotocópias porque se encontram todas as fotocópias avaridas, aparentermente, so havendo uma em funcionamento, mas que por sinal só pra secretaria, se era para as pagar porque não as pude tirar? enfim ha coisas fantásticas não ha?

Anónimo disse...

pois pois vitoria no lajedo do psd com aurelio e p.delgada com a familia de 3 canditados e mais nada não se ganha na lomba minha terra,fazenda,lajes e fajã será puchar o tapede ao futuro canditado à c.m. mas uma coisa e certa quem se mete com crianças sai cagado ou mijado com gente que quer ser grande menos nas orelhas e em parte da cabeça acontece o resultados.a comissão politica do psd analise o resultado das ultimas e deixe fatazias.