sábado, 4 de julho de 2009

Faleceu o padre José Gonçalves Soares

Na passada sexta-feira [dia 26 de Junho], faleceu aos 82 anos de idade, o padre José Gonçalves Soares, pároco emérito da Fajã Grande, na ilha das Flores.

Filho de José Pimentel Soares e de Emília José Gonçalves Soares. Natural da vila das Lajes das Flores, onde nasceu a 2 de Outubro de 1926, o padre José Soares, após a escola primária, frequentou e concluiu com distinção o Curso de Teologia no Seminário Episcopal de Angra, vindo a ordenar-se sacerdote a 28 de Maio de 1950 na Sé Catedral de Angra, sendo bispo D. Guilherme Augusto da Cunha Guimarães.

Durante os primeiros 15 anos de sacerdócio esteve na ilha do Pico, onde se distinguiu, entre outras coisas, como orador sagrado de qualidade inegável e amante da literatura portuguesa que dominava profundamente. Citava com frequência nas suas pregações a Sagrada Escritura, os padres da Igreja e os autores espirituais da Idade Média, com uma oratória sagrada que prendia a atenção de todos.

Em 1965 foi colocado como pároco da Fajã Grande, na ilha das Flores, tendo exercido o seu múnus sacerdotal enquanto as forças lho permitiram, naquela que é a mais ocidental freguesia de Portugal. Profundo conhecedor da História de Portugal e Universal, o padre Soares era um investigador nato, amante da literatura portuguesa e estrangeira.

Após o 25 de Abril participou e interveio com acalorados discursos e refinado sentido de humor, como era seu timbre, em muitas sessões de esclarecimento sobre a nova situação política do país, naquele que então se denominava Movimento Democrático Florense, tendo ganho, com essas intervenções, amigos e inimigos.

Paz à sua alma.


Notícia: jornal «A União» e secção da Diocese de Angra no portal da Agência Ecclesia.
Saudações florentinas!!

3 comentários:

farto de mamões... disse...

Um bom homem e um bom sacerdote.

Neste dia, que da morte se libertou, dedico ao insigne florentino um excerto do Requiem de Mozart (clickar no nick).

Rest in Peace

Anónimo disse...

era das lajes.

Anónimo disse...

RIP
http://www.youtube.com/watch?v=swkT07TP-mo