quarta-feira, 27 de maio de 2009

UNESCO integra a ilha das Flores na rede mundial de Reservas da Biosfera

A ilha das Flores integra, a partir de ontem, a Rede mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, por decisão do Conselho Coordenador Internacional do programa «O Homem e a Biosfera». É a terceira ilha açoriana a fazer parte desta rede, depois do Corvo e Graciosa que receberam tal designação em Setembro de 2007.

O Conselho, que esteve reunido na ilha de Jeju, na República da Coreia, justifica a inclusão da ilha das Flores na lista mundial de Reservas da Biosfera por ser a parte à superfície de um monte marinho próximo da Dorsal Média-Atlântica, criado por actividade vulcânica que começou há menos de 10 milhões de anos. Aquele organismo precisa que a reserva inclui toda a ilha, que apresenta aspectos paisagísticos, geológicos, ambientais e culturais relevantes, e ainda áreas marinhas adjacentes.

O documento refere, também, particularidades de excepcional interesse do novo sítio classificado, nomeadamente a existência de “altas escarpas que dominam a maior parte da linha da costa, que é ponteada por pequenos ilhéus”, referindo, ainda, que a área suporta a pesca tradicional e atrai turismo de qualidade, especificamente para mergulhar ou observar baleias e golfinhos, bem como para caminhadas à beira-mar.

O Conselho Coordenador Internacional aprovou, para além da ilha das Flores, a inclusão na lista de reservas de mais 21 sítios em todo o mundo, um deles o complexo Gerês/Xures, que abrange território português e espanhol. No total, são agora 553 os sítios classificados como Reservas da Biosfera, espalhados por 107 países.

A integração da ilha das Flores no programa «O Homem e a Biosfera» é um facto “relevante” para a “protecção e valorização do ambiente nos Açores”, disse o secretário regional do Ambiente e do Mar. Álamo Meneses salientou a importância para aquela ilha e para os Açores daquela classificação, não só no plano interno, por fomentar a preservação e o usufruto ambientais, como no exterior, por ser um “excelente veículo de promoção da qualidade que realmente temos”.

Além das Reservas da Biosfera, o Arquipélago dos Açores possui áreas classificadas e reconhecidas internacionalmente por razões ambientais com o estatuto de Rede Natura 2000, Património da Humanidade, àreas RAMSAR e Áreas Marinhas Protegidas ao abrigo da Convenção OSPAR.

Da responsabilidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a rede mundial de Reservas da Biosfera inclui zonas classificadas em todos os continentes, como o Pantanal e a Amazónia (Brasil), Yellowstone e o Deserto Mojave (EUA), Monte Olympus (Grécia) e o delta do Rio Vermelho (Vietname).


Notícia: secção Ecosfera do jornal «Público», «Açoriano Oriental», «Jornal Diário», «Jornal Digital», blogue «Fugas» e «A União».
Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente que vejo que a minha ilha das Flores aparece no mapa Mundial. Foi com muita alegria que ontem sube da noticia Ilha das Flores na rede Mundial de Reserva da Biosfera. José Antonio.

farto de mamões... disse...

Espero que o Secretário do Ambiente não autorize nunca a destruição das nossas fajãs como fez com a Fajã do Calhau em S. Miguel, onde se consumou um verdadeiro crime ambiental e os responsáveis andam a gozar na cara dos açorianos e ainda por cima continuam a mamar dos contribuintes.

Anónimo disse...

Uma noticia espera e positiva a seguir a penúltima que aqui tínhamos assistido.

Anónimo disse...

Alguém sugou o meu comentário de ontem sobre a tralha junto à farmácia!!! Meninos maus não se faz isso não. O que teve de errado o meu comentário, posso saber?

EJAB disse...

só é triste passarem a reportagem nos noticiários e mostrarem imagens da ilha do Pico.

Anónimo disse...

uma noticia importante para a nossa ilha e quase ninguem faz relevo mas se for para dizes mal já existia aí umas cinquenta ou até mais comentarios.

Anónimo disse...

migo das 13H52m, esta é de facto uma noticia importante que infelizmente nada traz de bom para quem trabalha nesta terra.

Anónimo disse...

concordo, quando toca a ambiente não aparece ninguem! Assim como ontem nenhum dos autarcas, com excepção da assembleia municipal esteve presente na sessão de esclarecimento sobre as energias!

Anónimo disse...

Numa ilha com tantos ataques ambientais e aos direitos dos animais, coisas básicas numa sociedade civilizada, não sei como foi classificada! Acho que primeiro deveriam criar condições e depois classificar a Ilha!!Cada um tem aquilo que merece e vocês merecem isto mesmo, ou seja, serem uns limitados!!!

Anónimo disse...

Saibamos tirar partido desta situação, protegendo a nossa ilha e preservando aquilo de bom que temos.
Saibamos receber bem aqueles que nos visitam, apresentando uma ILHA limpa.Porque no fundo não custa nada, comecemos já a demonstrar isto nas festas que se aproximam, não abandonando garrafas e lixo na vias publicas, nao pondo as rifas para o chão enfim... ... ...

Anónimo disse...

Admiraste de nao ter aparesido ninguem da camara , o cabeçudo e o sabujo(se fosse para ir tratar da reforma com dinheiro da camara la estavao)´so pesão neles , admira a sra veredora nao ter aparecido foi um homem da sua terra que discursou, paciencia cada um tem o que merese

Anónimo disse...

Por mais que agente ande
Nas nove ilhas dos Açores;
Não vê uma Fajã Grande,
Tão bonita como nas Flores.

--COM OS OLHOS ABERTOS--

Esse "farto de mamões"
Diz tudo; como se deve:
E aos poucos dá lições
A alguns como se escreve.

DCA

Anónimo disse...

ai para mim a ilha das flores e linda ......e nao tem tanto assim como ja li aqui. nao se fala assim das ilhas porque sao fantasticas.......

TERÇEIRA disse...

so tem pena de o barco nao ir mais vezes as flores pk as flores vale a pena ir ver