quarta-feira, 11 de março de 2009

Televisão Digital Terrestre vai chegar às ilhas [a todas??]... até ao final de 2010

A Portugal Telecom prepara-se para iniciar as emissões da Televisão Digital Terrestre (TDT) em algumas zonas do país, incluindo Açores e Madeira.

Assim, prevê-se que no final de 2010, todo o território vai ter sinal [televisivo] digital terrestre.

De acordo com o «Diário de Notícias», o Conselho de Ministros decidiu que a televisão analógica (por via hertziana e que é recebida pelas antenas dos prédios para ver os quatro canais generalistas, no território do continente português) acaba definitivamente no dia 26 de Abril de 2012. Mas todo o território nacional vai estar coberto pelo novo sistema de difusão, a televisão digital terrestre (TDT), que vai ser implementada pela Portugal Telecom.

Entretanto, o Governo [Central] deliberou que haverá um período de (pelo menos) 12 meses com difusão simultânea analógica e digital terrestre, conhecida como simulcast, para minimizar o impacto junto dos consumidores. Porém, a maior parte dos televisores não está preparada para receber o sinal digital. Assim sendo, os consumidores têm duas hipóteses: comprar um televisor com descodificador incluído ou comprar um descodificador externo para o ligar ao televisor antigo, sendo esta última opção a mais barata. O aparelho descodificador vai custar cerca de 50 euros. Quem for cliente de uma operadora de cabo ou IPTV não vai precisar de equipamento.

Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

podem já mandar hoje a digital que a minha televisão é digital e tem o lugar para receber o cartão.

Fórum ilha das Flores disse...

Como adenda informativa leia-se então uma notícia do «Açoriano Oriental»: "Televisão Digital Terrestre arranca a 29 de Abril"...

O início das emissões de Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal continental e Regiões Autónomas está previsto para 29 de Abril, sendo a cobertura alargada gradualmente até 2011.

Entre 2009 e 2011 decorrerá um período de simultaneidade das transmissões analógicas e digitais em Portugal, tendo sido antecipado pela Portugal Telecom a cobertura total do país em doze meses, face ao prazo limite para o desligamento das emissões analógicas definido pela Comissão Europeia.