quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Novo navio "Atlântida" terá apenas 600 lugares nas balsas salva-vidas para uma lotação máxima de... 750 passageiros

É assim o novo navio encomendado pelo Governo [Regional] dos Açores aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, com mais este problema a juntar-se à estabilidade [da embarcação em caso de avaria].

Trata-se de mais um problema e de mais uma limitação para o navio "Atlântida": não estão previstas balsas salva-vidas para todos os ocupantes. A lotação máxima do navio é de 750 passageiros e 40 tripulantes, mas só foram construídas balsas para 600 pessoas.

Para contornar as exigências previstas na lei, pelo Instituto Portuário e de Transportes Marítimos (IPTM), o "Atlântida" ficará impedido de viajar para fora dos Açores, porque, quando tiver a lotação máxima, 190 pessoas não terão acesso aos meios de socorro, em caso de acidente.

O projecto inicial do navio encomendado pelo Governo Regional dos Açores até nem previa balsas salva-vidas, uma vez que o navio "Atlântida" poderia manter-se à superfície, mesmo com dois compartimentos alagados, mas, este problema, e mais o erro nos cálculos de estabilidade, obrigaram o construtor a duplicar os meios de socorro, o que torna, por sua vez, o navio mais pesado.

Para contornar essa questão, o IPTM poderá obrigar o navio a viajar apenas em águas açorianas, e não ultrapassar as 200 milhas, ficando a intenção da AtlânticoLine de operar para a Madeira e Lisboa, fora de questão.

Por sua vez, para contornar os problemas relativos à estabilidade [em caso de avaria], os Estaleiros [Navais] de Viana do Castelo vão colocar um estabilizador de borracha à volta do casco, uma solução usada, habitualmente, [apenas] nos navios antigos.

Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

28 comentários:

Anónimo disse...

Esta é mais uma das que o Governo faz "bem (mal) feitas"!
Tal cambada de incompetentes. Então fazem um barco e nem projectam meios de salvamento?!?!?!

Anónimo disse...

Oh, my God! It's Titanic all over again!

Anónimo disse...

ó home voces não vêem que ainda não é este ano que este barco vai fazer viagens.

Anónimo disse...

Já começou a meter água antes de entrar ao serviço... vai lá, vai.

Anónimo disse...

Os 150 sacirficados sao os continentales!

Anónimo disse...

Estas trapalhadas deviam ser pagas por quem as faz ou manda fazer.

Os contribuintes já não podem pagar mais impostos para esta contínua incúria, incompetência e sem-vergonhice.

Chegará o dia em que serão congelados ou confiscados os bens pessoais desta gentinha que anda a gozar na cara do pagode.

O que está descrito no post é inconcebível!

Anónimo disse...

A solução parece-me fácil.
Vamos reduzir a lotação.
Resolve-se o problema dos salva vidas e andamos mais à larga.

Anónimo disse...

ihih!É um barco ou um submarino?

Anónimo disse...

Falando em navios informo os nossos comentadores que vai vir ás Flores na próxima semana um navio tanque para carregar o lixo da lixeira do Braga no topo do Aeroporto ao lado esquerdo do lado norte e as carraçarias de carros velhos que estão na zona industrial,que alguns são da responsabilidade da Camara Municipal,bem assim a lixeira de lenha que fica no lado do mar na zona industrial.

Sr. Presidente da Camara:
O Sr. faz o que pode, mas,os encarregados da Camara não tem autoridade para fazer uma limpeza como deve ser ou o Sr.ainda não lhe as deu porque, todos nós sabemos que o seu lugar é no gabinete durante o tempo de serviço mas o resto do pessoal o que faz em relação a este serviço.

Será o variador ou então ninguem sabe, o Sr. de serteza que gostava de se escrever neste blogo coisas a seu favor, mas porque não?

Penso que não custa nada andar com a nossa Vila bem limpa e até o centro de Santa Cruz anda,porque não o resto, é apenas uma falta de atenção.

Voltando á limnpeza penso que se deve chamar a atenção em relação ao piso da estrada entre o alto da rua e aerogar que, tem muitas poças de água quando chove, não vejo rasão para elas existirem visto ser um piso novo e que tem de ser corrigido por quem tem direito, fica aqui o alerta.

Uma vez que se está a chamar á atensão de determindas coisas tambem queria chamar a contas o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz que foi prometido em algumas campanhas e algumas já há anos que se ia fazer asseços ou caminhos na zona costeira nomiadamente na zona do altio para pesca desportiva e até agora fizeram já á muito tempo um pouco de asseço na dita zona que já está destruido porque foi mal feito.

Quando o Sr.acabar de assementar as canadas por aonde tem terras ao menos lembre-se da gente que muita vez passa por estes lugares e alguma vez de noite e tambem votamos em sua pessoa pensando que o que dizia era verdade .

Anónimo disse...

Nós, Continentais, já somos sacrificados ao pagarmos as viagens
mto mais caras que vcs!!!
E, segundo creio, somos todos Portugueses!!!
Ou será que não ???

Anónimo disse...

Não!

Anónimo disse...

vai para tua terra então!quem esta mal muda-se.Se quiseres levar algum de Viana oferecemos um saco de rebuçados.

Anónimo disse...

e já agora peço ao senhor presidente da camara das lajes que tem uma vila limpa que consola a ver mas aproveite o barco para mandar aquele barco de pesca que está todo podre ao pé da peixaria que é uma autentica vergonha para uma vila tanto limpa. por favor senhor presidente mande retirar aquele lixo que nem para coser uma fornalha de pão presta.

Anónimo disse...

Esperavam-se comentários construtivos, mas não aparece nada que se aproveite. A começar pelo post: o que foi dito foi que o barco tem capacidade para 750 pessoase baleeiras para 600, e jangadas (balsas9 para 400 pessoas. Ao menos quem faz os post's que seja isento. Irra...

Anónimo disse...

Lembram-se do Ponta Delgada?
Abateram-no nos tempos gloriosos de Mota Amaral.
Essa decisão levou-nos anos a fio se transporte de passageiros!
Estes ao menos, proocuram construir, em vez de abater.

Anónimo disse...

Ainda estou para perceber o porque desse ataque aos continentais ... tanto quanto sei são muitos os que tem origens em Portugal continental e que de momento estão fixados na ilha à anos, logo adquirem o estatuto de residentes ... ou para se ter este estatuto é necessário ter nascido na Ilha???? porque se for este o caso então ainda gostaria de saber quantos florentinos por assim dizer vivem nas Flores ...
esses ataques são generalizados ou concretos?

Anónimo disse...

Onde Portugal foi sempre portugês,foi nos açores,por vezes a memória è curta.


Antes morrer livres que em paz sujeitos,,

Cubanos em cuba.

E a nossa bandeira hasteada,como manda a Lei,ao lado da Bandeira da Pátria,

Anónimo disse...

Há certa qualidade de continental, que antes não viesse cá parar.
Invejosos.
Fanfarrões.
Vigaristas.
Armados em bons.
A esses, que não vem para cá trabalhar, tenham paciência: a porta fica logo ali e há aviões todos os dias.

Anónimo disse...

É isso mesmo, porque os florentinos são originários das Flores, os antepassados não vieram de lado nenhum, devem ter crescido de uma raiz meio podre que levou bastante esterco como adubo para saírem este tipo de ideias e comentários dessas cabecinhas. Que raio! Ninguém de fora pode querer seja o que for para as Flores, nem de fora nem das Flores, o Paulo Rosa reivindica uma escola profissional, vêm logo os doutos comentadores dizer - ah! no meu tempo foi o meu pai que pagou os meus estudos, vão agora os meninos trabalhar. Só sabem dizer mal, que horror. Se não sabem viver em comunidade, aceitando os outros, virem-se para os vossos umbigos e sejam felizes, mas deixem viver os outros.
Quanto à noticia do navio, pois é, a noticia foi mal dada, a impunidade dos meios de comunicação social é assim... O Fórum devia talvez tentar averiguar antes da publicação, mas reconheço que, sendo notícia RTP/Antena 1, em principio deveria ser credível.

Anónimo disse...

esta tambem deve ter recebido subsidio dos contribuintes para estudar.

Anónimo disse...

Cara Isabel:
Você tem razão em parte: não querem nada dos de fora das Flores, mas também não querem nada dos das Flores que não são alinhados com os esquemas instituidos. Mas isto é uma prova da menoridade intelectual de grande parte dessa gentinha.
Especialmente a nova geração que tem algum potêncial, há que lhes cortar as pernas de modo a que não ponham em risco poderes instituidos, manobras, caciquismos, etc.

Anónimo disse...

Sou Continental...e depois ? É crime ?
E vcs donde surgiram ? Não foram do Continente para aí ??
Felizmente que nem todos os Florentinos são como as pessoas que escrevem neste forum!!!
Adoro as Flores e respeito mto toda a gente.
Dizer mal é mto fácil... construir algo de bom é que é mais difícil!!!

Anónimo disse...

Antes morrer livres que em paz sujeitos ahahaha Independentemente de bandeira hasteada ou não isto É Portugal!!!! Portugal Portugal Portugal e quem não gosta que emigre pra Newark onde já lá estão tantos

Anónimo disse...

muito bem falado!!!

Anónimo disse...

Este navio ainda vai embater nalgum objecto flutuante existente no Porto Velho em Santa Cruz das Flores! Ainda vão fazer um filme inspirado na merda da etar invisível da câmara de santa cruz! O título do filme e por sugestão minha pode ser “ O melhor presidente com invenções de merda”!

Anónimo disse...

não digas nada que isto está muito bum para eles.

Anónimo disse...

É só veneno a verter dessa gentinha

Anónimo disse...

o alberto joão é que sabe tratar bem os (filh)de p' do contenete) seus cubansos,) eles gozam os florences, mas na madeira são gosados.aparecem aqui uns intelectuais a querer dar aulas aos que aqui passam, é bem verdade que aparecem aqui erros de bradar aos céus, mas quem tem a culpa são na maior parte os professores do continente, são poucos os de ca, eles infelizmente vem e ficam, e porquê que vidinha santa, é só nas flores, doutores é só nas flores, porque na terra deles, são trabalhadores a procura do primeiro emprego, vida rica é nas flores, boa vida e pretigio....por isso mesmo ficam cá e não voltam..