quinta-feira, 20 de novembro de 2008

«Turismo sustentável»

O turismo sustentável está na moda. O termo, na sua forma mais genuína, refere-se a uma forma de turismo que tem um baixo impacto no ambiente natural e na cultura, ao mesmo tempo que contribui para gerar emprego e riqueza. É um tipo de turismo muito diferente do que se apoderou do nosso Algarve, das Baleares ou até das Canárias. Numa altura em que muito de fala da crise internacional, da descida do número de dormidas na hotelaria tradicional, é bom ouvir, na rádio e na televisão, que as unidades ligadas ao turismo de natureza (rural), não sentem, a esse nível, cá nos Açores, qualquer abrandamento. Na minha opinião tal não é de admirar, na medida em se trata de um nicho de mercado específico, com baixa sensibilidade à evolução da conjuntura económica. Um segmento que pulveriza o desenvolvimento e a distribuição de riqueza de pelas diversas ilhas e localidades do nosso arquipélago. Um turismo que contribui para fixar as populações e evitar o despovoamento. Um turismo, que, por tudo isto, vale a pena continuar apoiar e a desenvolver.

José Cabral Vieira é florentino (natural da freguesia de Ponta Delgada), sendo professor universitário do departamento de Economia e Gestão na Universidade dos Açores, mantendo (semanalmente à terça-feira) uma coluna de opinião no «JornalDiário.com» de onde retiramos o seu presente texto [publicado originalmente na semana passada, no dia 11].
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

gente de novo a lancha do corvo varada no porto comercial da capital das flores. anda por ai um manino de santa cruz preocupado com os ordenados dos homems se calhar quer alguma esmola eu posso dispensar umas migalhas até a um centimo para o rapaz se calar.

Anónimo disse...

onde querias que ela estivesse varada , no único local que tem condições para a varar, e penso que a politica da lancha do corvo devia ser revista ela devia vir sim dormir todos os dias ao porto comercial de ilha das flores, se os governantes não tiverem cabeças do tamanho de abóboras

Anónimo disse...

pois!!! pois!!!eu pensava que era cabeça de Nabo:::

Fórum ilha das Flores disse...

Noticia o «Jornal Diário» e o «Diário Insular» que os "turistas reconhecem a qualidade do destino Açores"...

O Departamento de Economia da Universidade dos Açores [DEgUAç] apresentou um estudo que tinha como objectivo saber com que opinião ficam os turistas depois de visitarem os Açores. O trabalho, realizado por três elementos do DEgUAç, deu a conhecer que 75% dos 890 inquiridos consideram a qualidade global do destino Açores como muito boa ou excelente.

No estudo realizado por José Cabral Vieira [JCV], António Menezes e Joana Carvalho, e apresentado por JCV no workshop “Competitiveness, Destination Image and other topics”, numa iniciativa do Observatório Regional do Turismo, os itens da Região que receberam melhor pontuação por parte dos visitantes foram a paisagem, a hospitalidade, a segurança e a limpeza. Quanto aos itens menos pontuados, destacam-se os custos da deslocação (incluindo alojamento), a vida nocturna e o entretenimento e o comércio.

A fim de avaliar a qualidade do destino Açores, neste estudo foram utilizadas três variáveis: a satisfação com a viagem, a intenção de revisitar os Açores e se os visitantes recomendariam ou não aos amigos e familiares uma visita à Região. Qualquer uma destas variáveis, refere um dos responsáveis pelo documento, obteve uma “apreciação bastante positiva por parte dos respondentes, o que atesta que a qualidade deste destino é elevada”.