sexta-feira, 4 de julho de 2008

Turistas passam a poder acompanhar os pescadores na sua faina comercial

Os turistas que visitam os Açores vão poder experimentar a vivência da pesca marítima comercial, incluindo o auto-consumo do pescado capturado. A medida surge no âmbito de um novo quadro legal da pesca-turismo exercida nas águas da subárea dos Açores da Zona Económica Exclusiva (ZEE) portuguesa que [na passada terça-feira, dia 1] foi aprovado pelo Parlamento açoriano.

Com a nova legislação, o Governo Regional pretende contribuir para “complementar os rendimentos do sector da pesca e, ao mesmo tempo, proporcionar aos turistas vivências culturais genuínas.

O sub-secretário regional das Pescas justificou a iniciativa legislativa com a necessidade de alargar o “espectro das ofertas turísticas que são proporcionadas a bordo das embarcações de pesca na prossecução da divulgação das tradições do sector pesqueiro”. Para Marcelo Pamplona, impõe-se, ainda, criar regulamentação própria que assegure a “autenticidade das pescarias com o cumprimento das normas de segurança e regras higio-sanitárias relativas ao pescado”.

O decreto legislativo regional aprovado [na passada terça-feira] define a pesca-turismo como “a oferta de serviços marítimo-turísticos de natureza cultural, de pesca e actividades acessórias complementares” [que] vai ser exercida por operadores marítimo-turístico a licenciados mediante a utilização de embarcação registada no exercício da pesca comercial.

Podem requerer o licenciamento para o exercício de pesca-turismo os proprietários ou armadores das embarcações com a categoria mínima de arrais de pesca local, e que exerçam a sua actividade profissional de pesca na Região. Nesta actividade só poderão ser utilizadas embarcações registadas no exercício da pesca comercial.

Notícia: «Jornal Diário» e também o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

13 comentários:

Anónimo disse...

Accho que o Meireles precisa de mão-de-obra.
Com um porto daquele tamanho há que rentabilizá-lo...
Penso eu de que...

Anónimo disse...

no corvo já se sabia disso. estao muito à frente.
mais tar vai-se saber porque digo isto!!!

Anónimo disse...

um florentino. parabens corvino.

Anónimo disse...

Agora estamos na maré das pescas, para quando outras marés mais importantes virão ???

Anónimo disse...

perguntem ao bota fumo !!

Anónimo disse...

Qualquer dia temos os nossos vesinhos Corvinos a fazer ligação directa com as Lajes das Flores como pasageiros e vice verce. das Lajes das Flores um Lajense com um grande Abraço a todos os Corvinos.

Anónimo disse...

eutenho pena os de s miguielvirem apanharem nosso peixe 2 milhas da costa das flores mandao peixe para fora sem passar pela lota acores

Anónimo disse...

a culpa é do sistema...

Anónimo disse...

Os de S.Miguel vêm pescar pois aí nas Flores o pessoal quer é boa via e estar todo o dia na taberna.

Anónimo disse...

Continua a mesma bandalheira, ou seja, lança-se um tema e começam logo a divergir com quezílias bairristas, haja bom senso e crescei!

Anónimo disse...

nem mais,nas flores so kerem malandrice.quando ta bom tempo dizem que tem uma avaria no barco,nos outros dias que esta mau tempo e porque esta mau.e � assim ,levam a vida a mamar, so subsidios e mais subsidios � o k eles kerem...

Anónimo disse...

Aqui ha sempre um inteligente preocupado com os malandros...com os que trabalham... pois é mas enquanto ele proprio está aqui nao está fazendo nada de util

Anónimo disse...

pelo menos ler as suas tolices ja é qualquer coisa de util.pelo menos a sociedade conta com mais uma mente rara como a sua.....