quinta-feira, 10 de julho de 2008

Governo Regional reforça a aposta no melhoramento da qualidade animal

O Governo [Regional] dos Açores vai reforçar a aposta no melhoramento animal em bovinos de carne e leite nas ilhas do Grupo Ocidental, contribuindo desta forma para o aumento da qualidade dos produtos, da competitividade das explorações agrícolas e para o aumento dos rendimentos dos produtores.

O anúncio foi feito [ontem] pelo secretário regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, durante a comemoração do Dia do Agricultor das Flores e Corvo. No evento foram debatidas questões relacionadas com a produção de carne e leite, a informação pormenorizada sobre os investimentos na modernização das explorações, nomeadamente os que se encontram inseridos no PRORURAL e divulgados os incentivos relativamente aos micro-projectos que apoiam investimentos até três mil euros nas explorações.

Segundo Noé Rodrigues, “esta é uma medida muito importante para as necessidades das explorações e constitui um forte incentivo à melhoria da qualidade dos produtos e do rendimentos dos produtores”. No evento foi ainda apresentado o projecto de melhoramento animal em bovinos de leite que visa reforçar a produção leiteira na ilha das Flores de forma a “contribuir para uma maior sustentabilidade da actividade da Cooperativa Ocidental e para o reforço dos rendimentos e sustentabilidade das explorações daquela ilha”, sublinhou o governante.

O Dia do Agricultor das Flores e Corvo realiza-se ininterruptamente desde 1997, sendo realizado alternadamente em cada uma das ilhas e apresenta-se como um grande momento para o convívio entre os produtores, para divulgação de informação, realização de palestras, de transmissão de conhecimentos e de formação profissional sobre todas as áreas de interesse e para a modernização das explorações agrícolas.

Notícia: «Jornal Diário» e também o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

35 comentários:

Anónimo disse...

Que é que o pereirinha tem a ver com os agricultores? Não sabe plantar 1 pé de couve. Pareve o José das medalhas a fazer vénias às pessoas e por tras a chamar-lhes parvos

Anónimo disse...

O Pereirinha é k é um ganda animal

Anónimo disse...

é animal de fraca kalidade

Anónimo disse...

Onde é que este senhor que se diz Socialista vê a ponta do Molho do Porto Comercial das Flores terminada. Só um cego é que não vê que aquilo não está terminado. Só um cego é que não vê que a ùltima parte de cais não está igual ao inicio. Será que é mesmo para ficar assim! Se assim o for será como as Obras de Santa e Graça. Escreveu um Lajense que sempre foi Socialista.

Anónimo disse...

Eu gostava de saber o que é que esses comentários têm a ver com o melhoramento da genética dos bovinos de leite e carne da ilha das Flores.

Anónimo disse...

Boi!

Anónimo disse...

Realmente muita desta fauna que anda a gozar com os florentinos, estão necessitando dum providencial "melhoramento genético", pois as suas "perfomances" estão pela rua das amarguras...
E se fossem mondar relvas ou roçar bardos?

Anónimo disse...

é uma boa ideia mas eles não querem. mas vão querer porque os subsidios estão a ser canalizados para os novos países que entraram. quem poupou e trabalhou para o desenvolvimento da sua agricultura está garantido agora aquele. agora aquele que teve os subsidios e nada fez vai ser sempre pobre como eu.

Anónimo disse...

Tu deves ser daqueles que no tempo das vacas gordas " o dinheiro vinha aos rolos sem controlo" candidatavas terras de mato com incensos queirós silva e cana roca com grande abundancia e tamanho,e agora vens para aqui cantar de galo.

Anónimo disse...

Alguém reparou se, "o chefe de ilha por demais coroado com presidências locais" que no derradeiro acto da última visita do governo havia sido premiado com a sarabanda, digamos que em público, do nosso presidente, deste vez estacionou bem o carro e se ao menos o fechou? Talvez não seja bom voltar a arriscar, da próxima as orelhas poderão não aguentar o puxão!

Anónimo disse...

O autor desta noticia foi um jornal da regiao e publicado pelo blogo das Flores e muito bem.

agora os comentários que aqui vem a lume não tem pé nem cabeca , fala-se mal de uma pessoa sem ter rasão alguma mas porque?

Caros amigos na minha opinião os Atores deste blogo devião cortar de imediato coisas do género que se diz aqui, porque os assuntos não dizem respeito á noticia portanto a Direccao do Blogo devia de cortar de imediato.

Isto são conversas de crianca ou então de pessoas mal intensionadas que só sabem dizer mal de tudo e são apenas uns parasitas que não fazem nada e nem querem que os outros fazem, portanto deixem de vir para aqui escrever so asneiras que qualquer dia nem val apena vir visitar o blogo porque é só asneirada.

Anónimo disse...

Este gajo que acabou de escrever deve ter acabado de sair da tasca...
Vai tratar das relvas e dar água ao gado, ou és daqueles que passas o dia na tasca à espera dos subsídios?

Anónimo disse...

sera ke manuel herberto comei queijo fresco mais seus camaradas era bom voltar haver queijo fresco ..........bom para todos...................

Anónimo disse...

Entrei neste blog para conhecer melhor a massa critica florentina.
Se não for aqui, onde a poderei encontrar?
Espanto dos espantos.
Encontro um bando de azeiteiros, safados e garot~pes, que, à sombra do anonimato, se insultam uns aos outros.
Valha-me Deus Nosso Senhor.

In Vino Verictas

Anónimo disse...

Ficará na História Governativa da Região ter sido o seu governante máximo, em plena visita estatutária a ter que ir estacionar em local permitido por lei, fechar à chave e guardar a respectiva chave, um carro oficial(da Região), uma vez que o dito "chefe de ilha por demais coroado com presidências locais", achando-se acima do código da estrada e dos deveres não só de funcionário público mas também de cidadão, deixou-o de porta destrancada com chave na ignição e para mais estacionado onde era proibido fazê-lo. GANDA CHEFE, ASSIM É QUE É! Isto terá sido apenas e só FARPA do JORNAL DE SANTA CRUZ ou também vai fazer parte dos apanhados DIA DO AGRICULTOR?

Anónimo disse...

In vino veritas,(não verictas),se a tua superioridade te deixasse observar a massa crítica florentina podrias ver que ela não é assim tão tola que se deixe alrabar por uma autarquia incompetente e corrupta.

Anónimo disse...

Nao sou superior a ninguém.
Agora há coisas que éticamente não se admitem.
É falta de honestidade servir-se de um blog e, no anonimato, atacar este e aquele sem mostrar a cara.
Por isso, fazendo fé na ideia que tenho dos meus amigos de liceu florentinos, não acredito que escribas desta tripa tenham costela florentina.
In Vino Verictas

Anónimo disse...

In Vino Verictas:

Tu és terceirense dos Biscoitos.

Certamente que já "boeste" uns bons almudes...

Anónimo disse...

Bebi e bebo.
Nao sou dos Biscoitos.
Se fosse tinha muito gosto.
Que é que isso tem a ver com honestidade?
Quem não dá a cara vale tanto como um monte de esterco. Mesmo que se julgue, e na sua máscara diária mostre, figura de pompa.

Anónimo disse...

E também já estou farto de tarrões.

Realmente é "no vinho (que) está a verdade", e a triste verdade é que o anónimo anterior necessita urgentemente duma desintoxicação.

Fala contra os "que não dão a cara" e ele próprio é um anónimo de meia tigela...

Bota pr'a baixo que é fiado!

Anónimo disse...

Estou farto de mentiras .este mamão deve andar o dia encostado com a bariga ao balcão e se calhar chegou em algum iate as Flores e encalhou na Rocha Alta e aqui ficou e então anda aqui a chamar bebado a todos. ve lá se a baraca abana.

Anónimo disse...

notícia de ultima hora
Uma certa embarcação de peixe parece que foi apanhada com peixe(goraz)que não podia pescar em quantidade ezorbitante...
de melhor que contém esta notícia é que este peixe foi distribuído por varias instituicões da ilha...
Bem feito...não podia ser melhor castigo para esses ......... que se estavam a rir á grande de nós...

Anónimo disse...

Com que então o Carlitos anda agora armado em arrumador de carros! Será que a gorgeta compensou? É porque o condutor é muito forreta!!!

Anónimo disse...

Já não se pode pescar nesta terrinha de deus...
O que o governo quer é ver o pessoal em terra nas tabernas e a pedir esmola aos senhores da assistência.
Hoje em dia trabalhar e produzir é crime!
Isto está bom é para quem não faz nenhum ou anda a roubar.
Grande futuro para este país de bananas governado por sacanas!

Anónimo disse...

Farto de Mentiras, então não sabes como estamos na CEE que só se pode apanhar uns certos quilos de peixe por embarcação,e esta lai é aplicada a todos os Países da CEE.

Anónimo disse...

mas afinal vamos comentar a lavoura ou as pescas????????

Anónimo disse...

Eu sei qual é a lei: deixar engordar os peixes para depois os estrangeiros o apanharem.
Estamos numa treta de país que nem consegue impôr a sua soberania na Zona Económica Exclusiva.
Quando é que meia dúzia de gorazes ou de pargos vão pôr em risco o equilíbrio ecológico dos nossos mares?
Vão mas é enganar tolos!

Anónimo disse...

tolos bem o vejo...

Anónimo disse...

Sobre o que disse o Anónimo de 15 de Julho de 2008 às 22:40:00 AZOST, parece no mínimo um grande abuso dizer que "Com que então o Carlitos anda agora armado em arrumador de carros!". Cheira a fuga para a frente. Embora um chefe de ilha não tenha como função conduzir as viaturas oficiais, mas se aceitou fazê-lo, não pode nem deve abandalhar nem tão pouco dar maus exemplos. O que parece que esteve em causa foi isso, abandalhou e deu mau exemplo.
Quanto a gorjeta, é provável que quem a está a receber não a considere grande coisa, a avaliar por este procedimento e por outros que tem vindo regularmente a emoldurar a gestão do dito chefe de ilha, tanto mais se for tido em conta o seu passado político. Por isso muito militantes, de sempre, perguntam se, conquistas à oposição, com adesões por gratidão ao partido da situação, de figuras tão capazes, será factor de engrandecimento ou de empobrecimento de um partido que presentemente está tão bem colocado na cena política regional?
Se o condutor é forreta ou não, talvez ainda não deu para se saber,mas o que já parece ser é ingrato e desagradecido.
Isto pode parecer que não ter nada a ver com a agricultura. Mas digo-vos que até tem!

Anónimo disse...

então mil e tal quilos de goraz de medida e sem medida que alguns deviam ter menos de 10 centimetros é uns gorazinhos???
só se na tua terra porque na minha devia era dar cadeia a quem comete um crime desses.
Então essa quantidade de peixe é quase a quota que tem alguns dos barcos desta ilha para pescar um ano inteiro.Não é um abuso????uma exploração?????

Anónimo disse...

Navegar é preciso...
Pescar é preciso....
Ou querem comer latas de sardinha e coelho bravo?
Deixem-se de mariquices...
É pena os nossos pescadores das Flores não terem uma quota dez vezes maior!

Anónimo disse...

Os eluminados e causticos comentadores "espanhois" fomentadores das rivalidades concelhias agora estão bem calados. Devem achar que a rabecada pregada na pessoa da figura máxima do seu concelho foi apenas um elogio. Se tivesse sido na pessoa de alguma figura da governação autarquica do outro concelho, muitas horas já teriam gasto na internet a mandar postas de pescada neste blog.
Não vai ser por estarem calados, que menos gente saberá do caso, já muitos sabem e daqui para a frente muitos mais vão saber. Nunca ninguém conseguiu esconder o sol com uma peneira. Houve bastante gente que assistiu e nem todos se escondem com medo de vinganças. Daqui até ao fim do campeonato isto interessa a muita gente, principalmente a quem possa julgar que os respectivos lugares podem estar em risco.

Anónimo disse...

Grande tiro. A agricultura e a pecuaria, marcam pontos na politica local.
Após a apresentação oficial do 1º candidato da coligação de esquerda, que apesar de ser mais do mesmo, tem ainda algumas vantagens a seu favor: profissional da area, quiçá mesmo o mais capaz na sua categoria de entre os residentes na ilha, também ele actualmente com ligações directas à actividade agrícola particular, com origem no meio rural, sendo natural do concelho de Santa Cruz tal com os dois que se seguem, foi durante muitos anos um dos mais activos deputados da Assembleia Regional.
Seguiu-se o conhecimento público, muito embora ainda sem apresentação oficial, do primeiro candidato dos centristas, este sim uma grande renovação, um jovem muito bem aceite no meio, simpático, comunicativo e dinâmico, sendo profissionalmente muito competente, atencioso e prestável em suma muito dedicado à profissão principal é ainda muito trabalhador na sua profissão secundária-a agropecuária. Tudo isto faz dele sem dúvida um candidato de peso.
Finalmente a grande bomba, corre à boca cheia que o maior partido da oposição conseguiu um reforço de peso para o 2º lugar da sua lista.
Ex-deputado regional, agricultor de profissão, habituado às manobras políticas, com fama e porque não com algum proveito de conseguir fidelizar um número considerável de eleitores. Provávelmente não será eleito, mas garantiu desde já a eleição do cabeça de lista do seu partido e será mais um a dividir os votos que elegem o 3º deputado.
Assim já estão 3 do meio agrícola, cada qual com bastante peso!
Deste modo no partido da situação, o deputado profissional de música, deve estar a começar a ver a vida a andar para trás. Pode mesmo acontecer que a partir de Outubro tenha que voltar a ensinar meninos.
Provávelmente no seu partido já se estuda a situação e pondera-se qual o reforço da mesma área (agro pecuária)que deve ser mentalizado para dar uma ajudinha, tendo que aceitar na melhor das hipoteses o 3º lugar.
Assim aumenta a curiosidade, em nome da renovação terão que optar pelas muito recentes fidelidades partidárias, ou terão a tentação de preveligiar mais experiência na area, maior credibilidade profissional e porque não até mesmo pessoal.
A cedência a fundo perdido de parte do valor das vacas que vão chegar poderá não ser suficiente. Alguém pode vir a dar mais.

Anónimo disse...

Ficas a falar sózinho.

Anónimo disse...

Por acaso não fica a falar sozinho. Gostei do seu comentário e só ainda não lhe dei mais umas achegas porque não tive tempo. Afinal os Agricultores ainda têm algum peso nesta Terra, pena é que só se lembrem deles quando precisam deles. Só que tenho um reparo a fazer, o qual já deve saber neste momento, o cabeça de lista do CDS afinal não vai ser um agricultor em part-time. Talvez a escolha não seja muito certa. Relativamente ao 2º da lista da situação, talvez desta vez ainda consiga chegar ao parlamento, uma vez que corre por aí que o 1º vai concorrer à Câmara. Agora se vai ganhar é que não se sabe. Sobre o 3º está na hora de se dar a cara pelo partido da rosa e não se esconder em comissões com senhas de presença bem chorudas. Agora também tenho algumas reservas quanto a dizer que vai ser uma mais valia para a lista.