segunda-feira, 14 de julho de 2008

14 Juillet.

O «Fórum ilha das Flores» completa hoje 5 anos de "postas" e participação cívica. Uma data interessante dada a importância que os franceses tiveram no desenvolvimento económico e social da mais periférica parcela do Portugal insular. Feliz coincidência ou propositada escolha, a data não deixa de ser uma boa escolha.

8 comentários:

Anónimo disse...

Os franceses puseram a Ilha das Flores no mapa.
Fizeram mais pela nossa Ilha do que os senhores colonialistas de Lisboa.
Desde o aeroporto, a contrução da estrada para Ponta Delgada,o hotel, urbanização em redor da "base"; melhoramentos diversos, apoio médico, até casamentos com naturais de cá, foi uma feliz convivência com gente doutro país.
Até muita gente aprendeu qualquer coisa da língua francesa.
Já tenho saudades dos franceses cá na nossa Ilha, pois davam um certo ar cosmopolita à ilha.
14 de Julho, dia da tomada da Bastilha, dia nacional da FRANÇA:


Viva a França!
Vivam os Açores!

Anónimo disse...

Não é nada disso que estás a dizer. todas essas obras foram feitas com dinheiros do governo Central e o Governo Frances pagava a renda a o nosso País. e até trabalhei praticamente nelas todas. assina Estou Farto de Mentiras.

Anónimo disse...

Claro que as obras foram pagas pelo inquilino.
Se os franceses não viessem para as Flores o Aeroporto só teria sido feito no tempo do Mota Amaral, como aconteceu nas outras ilhas mais pequenas.
As Flores foi durante séculos abandonada pelo Reino, pela República e pelo Estado Novo e ainda há umas aves raras que não reconhecem o mais óbvio.
Ainda me lembro se não fosse o cirurgião francês, muita gente teria morrido.
Claro que foi a vinda dos franceses que deram um razoável surto de desenvolvimento e criaram vários postos de trabalho.
Não fosse os franceses muitos trabalhadores contratados para os seus serviços continuariam a roçar relvas, à ir ao charro, ou a acartar esterco dos palheiros...
Se muitos dos que trabalharam nos "franceses" estivessem à espera do Estado Português já tinham morrido à fome ou então tinham ido para o "estado" abrir valas e limpar valetas...

Também já estou Farto de Ingratos e Proxenetas!

Anónimo disse...

Estou Farto de Mentiras! Estou Farto daqueles que já mamarão à grande e agora procuram outra mama. Estou farto de chules. Eu é que os conheço de algumas dezenas de anos, e na vida actual.

Anónimo disse...

O anónimo anterior deve ser daqueles que passam o dia na Praça a coscuvilhar a vida alheia ou a olhar para as pernas e ancas das esbeltas transeuntes que atravessam esse lugar.
Talvez antes passasse o dia na aerogare do aeroporto à espera do "transal" ou dalgum capataz que vinha do Faial ou de S.Miguel.

Eh home, vai tomar viagra e faz-te à vida!

Fórum ilha das Flores disse...

Este espaço de comentários do «Fórum ilha das Flores» destina-se a uma discussão cívica, ou seja, sem maledicência e com boa-educação. Assim sendo, não serão permitidas quaisquer picardias entre comentador@s e também não se permitem insultos estéreis e pouco civilizados.
Pede-se, então, que @s noss@s comentador@s saibam comportar-se devidamente neste espaço que se quer da mais livre participação e expressão de opinião; caso se mantenham as picardias e insultos estéreis, seremos então obrigados a não publicar esses mesmos comentários no «Fórum ilha das Flores», para assim se preservar o ambiente de civismo que aqui se pretende que impere.

NF

Anónimo disse...

Não sendo eu daí, conhecendo o que conheci digo-vos vocês não foram só abandonados pelo reino pela républica e estado novo, vocês ainda estão por voça conta e risco ou será que ainda não perceberam? E não basta dize-lo aqui! Fartos de mamões? É tirá-los de lá! Como?

Anónimo disse...

linda recta e bela paisagem. só mesmo no concelho das lajes é que tem destas belezas.