sábado, 14 de junho de 2008

O jornal «As Flores» no Fórum (IX)

Jornal «As Flores», edição de 21 de Maio de 2008
(nº 625, II série, ano XXXVI) : : : AINDA NAS BANCAS!!! : : :
Directora: Maria José Sousa


Títulos e resumos da 1ª Página:

Para Grandes Esperanças, Maiores Enganos
Cego é aquele que não quer saber II
Ponta Delgada apesar dos seus “senãos” continua a ser a minha freguesia, aquela onde cresci, com a escola que frequentei, as ruas onde brinquei, as pessoas que me viram crescer.

IX Festival da Canção Infantil “Ilha das Flores”
“Histórias de Encantar” foi a música interpretada por Mariliza Gomes – vencedora do IX FESTIVAL DA CANÇÃO INFANTIL “ILHA DAS FLORES” – evento que se realizou no passado fim-de-semana [relativo à saída do Jornal para as bancas] e que superou uma vez mais as expectativas da Comissão Organizadora do Festival, pela qualidade das canções apresentadas e dos seus intérpretes e sobretudo pela afluência da população ao evento.

Raide 2008: À Descoberta da Liberdade
Procurando caminhar sempre por trilhos antigos, a patrulha Pantera (do Agrupamento de Escuteiros Nossa Senhora da Conceição) passou um fim-de-semana de aventura, contacto com a natureza e muita confraternização.

Amigos das Flores realizam 6ª edição das Sopas de Espírito Santo
A Associação Amigos da ilha das Flores realizou pelo sexto ano consecutivo o seu tradicional almoço de Sopas de Espírito Santo à moda das Flores, que uma vez mais teve lugar no Salão Paroquial de São José, em Ponta Delgada [ilha de São Miguel].

Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Cruz promove campanha de recolha de telemóveis usados
A Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores vai promover uma campanha de recolha de telemóveis usados e/ou em fim de vida.
Os telemóveis recolhidos serão enviados para reaproveitamento ou reciclagem a efectuar pela empresa Foneback, sendo estes valorizados em função do seu estado, cujo valor reverterá a favor da Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores.

Os problemas dos florentinos não se resolvem com “festanças”
A Comissão Politica de Ilha do PSD afirma que “a visita do Governo [Regional] às Flores foi quase igual às dos outros anos”, na qual “repetiram-se as promessas, os anúncios, com que durante estes anos o Governo Regional do Partido Socialista tem tentado iludir os florentinos.”

I Torneio de Golfe Rústico Ilha das Flores
Na ilha das Flores, tal como aconteceu também no Pico e São Jorge, com a Aldeia da Cuada como cenário, recebidos gentilmente pelo Sr. Carlos e pela D. Teotónia, realizou-se o I Torneio de Golfe Rústico da ilha das Flores.

Farpas Farpas Farpas
Há quem goste e quem não goste, mas a verdade é que as farpas estão para ficar e fazer alguns amargos de boca.

ALGUNS DOS OUTROS TÍTULOS EM DESTAQUE NESTA EDIÇÃO:

Visita Estatutária do Governo Regional às Flores

Associação Cultural Lajense promoveu Exposição de livros de autores florenses
A Associação Cultural Lajense uma vez mais deu provas de que não é apenas uma “associação” para os sócios, mas sim uma associação cultural no verdadeiro sentido da palavra, uma vez que tem demonstrado forte interesse em valorizar o património cultural da ilha.
Ao visitar a exposição de livros de autores naturais da ilha das Flores, sai-se com a nítida sensação de que deveríamos orgulhar-nos das nossas gentes. Gente humilde, carregada de sentimentos e de palavras.
Gente pacífica e profundamente inteligente e sensível.
A Associação Cultural Lajense veio lembrar um dos muitos motivos que nós florenses temos para nos orgulhar.
Dezenas de autores, muitos livros, alguns raros que já não se encontram para venda. A maioria editados e reeditados pelo Município das Lajes das Flores. Um exemplo que deveria ser seguido por outros Municípios.


ALGUMAS DAS PEÇAS DE OPINIÃO:

O Governo socialista e a Igreja Católica - por Renato Moura

Assim vai o meu País: Destruição do País - por Lino F. Fraga

O Desporto nas Flores - por Fábio Armas e Raimundo Lima

Não tomemos a nuvem por Juno - por Félix Martins

ALGUMAS DAS SECÇÕES:

Estórias que meu Avô nos contava: Lenda da Senhora dos Milagres (Corvo) (Tal como Ti João Travassos nos contava) - por J. M. Soares de Barcelos

Crónicas do Corvo: Renovação da frota da SATA - por Manuel Inácio

Espaço Saúde: Exercício Físico e Coluna Vertebral - pelo Dr. Rui Moura

O Cantinho da Saúde: Dia Mundial do ENFERMEIRO - 12 de Maio - Ser Enfermeiro... exige mais que saber e saber-fazer! - pela enfermeira Ana Gil

Tal Qual: Nem só a Cadeia tira a Liberdade - por José Renato Medina Moura

Re-Pensando: Um site pelas Flores - por filho de Roque de Freitas Moura

10 comentários:

Anónimo disse...

a festa s.joao devia ser feita por alguem com sentido de humor pois as moto 4 devia ser pelas 4 da tarde de domingo podiam ter equipas futebol as flores o circo teria sido por s. joao com mais ajuda da camara tinha sido melhor mas na camara so existem meninas bonitas e em st .cruz festas da merda e nos numa ilha como esta sem nada montes de impostos

Anónimo disse...

apoiado

Anónimo disse...

muitos impostos e com moços sem vontade de trabalhar.

Anónimo disse...

Florenses? Mas agora cedemos às regras de semântica dos continentais?
Ou talvez as regras mudem de dia para a noite, apenas porque apetece!
Não é suficiente o povo açoriano deixar-se governar pelos filhos do continente? Somos todos Portugueses, é verdade, e a Independência é aspiração que não entra na minha lista, mas para quando é que o bom povo ilhéu deixa de pensar que os "profetas" vêm todos de fora?

E depois queixamo-nos todos que isto é «assim ou assado»! Quando é que decidimos tomar as rédeas?

Anónimo disse...

Independência dos Açores, já!

Anónimo disse...

E o pessoal a dizer que a novel directora já tinha desistido de editar o jornaleco !!!! não vêm que a prespicaz senhora apenas aguardava noticias importantes, gentinha de pouca fé !!!

Anónimo disse...

outra vez a falar mal das pessoas. isto já é um vicio. ou uma doença que não tem cura. tanto trabalho para se fazer e ajuda a distrair as ideias e não querem mas vão querer que a crise muundial está para piorar ainda mais e só vai passar fome quem não quiser trabalhar ainda se vai comer muitas sopas de couves de agrião e semear muito milho e tirar a rama como antigamente e ainda vou ver estes moinhos que estão parados a moer milho para se coser pão. eu ainda tenho o forno e lenha está perto da minha casa.

Anónimo disse...

E não é bom se calhar,comidinha saudável!Deixem vir a crise!

Anónimo disse...

é verdade sopinha comida saudavel.no meu tempo em que se comia sopinha todos os dias e o bom pão de milho e a boa tigela de café misturado com chicoria de s. miguel e só se comia carne uma vez por ano na altura do espirito santo nem se ouvia falar em doenças.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 20:45

Sim, chicória com café de Àfrica, moído com garrafa a rolar por cima do grão, torrado em casa. Muitas vezes à noite, sopas de pão migado em leite desnatado. Mas esse tempo foi àgua passada por debaixo da ponte.Já passou! O povo d'gora
(muitos)já nem comem ao almoço o que cresceu da ceia. Dizem que os maus costumes põem-se e tiram-se, mas não estes...