segunda-feira, 16 de junho de 2008

Ilha das Flores vai ter candidatura a Reserva da Biosfera da UNESCO

O Governo açoriano vai propor, este ano, a classificação ilha das Flores como Reserva da Biosfera, um galardão ambiental atribuído ao Corvo e à Graciosa em 2007, para potenciar a visibilidade turística e científica da ilha.

A secretária regional do Ambiente e do Mar, Ana Paula Marques, adiantou à Agência Lusa que o processo de candidatura ao galardão da UNESCO está a ser "elaborado cuidadosamente". "Depois da classificação do Corvo e da Graciosa vamos, agora, avançar com a candidatura da ilha das Flores", afirmou Ana Paula Marques, acrescentando tratar-se de um símbolo que potencia uma divulgação internacional ao nível turístico e científico.

As Reservas da Biosfera da UNESCO são áreas de ecossistemas terrestres e costeiros que conciliam a conservação da biodiversidade com um desenvolvimento sustentável. Além das ilhas do Corvo e da Graciosa, Portugal dispõe apenas de mais um local classificado como Reserva da Biosfera, localizado junto ao rio Tejo e designado por Paúl do Boquilobo. Actualmente no mundo estão classificadas 531 Reservas da Biosfera da UNESCO distribuídas por 105 países, que abrangem os cinco continentes.

Este galardão internacional é atribuído tendo em conta critérios ambientais, económicos e culturais, referiu Ana Paula Marques. Segundo disse, tanto o Corvo como a Graciosa ou mesmo as Flores são ilhas que precisam emergir ao nível económico e turístico e o facto de pertencerem a uma "rede de excelência" dá-lhes visibilidade internacional.

O Corvo, a ilha mais pequena do arquipélago açoriano, tem menos de quatro centenas de habitantes, enquanto a Graciosa possui pouco mais de cinco mil pessoas. Ostentando há nove meses o galardão ambiental, pouco mudou no dia-a-dia dos corvinos ou graciosenses, apesar da alegria em ver a sua terra reconhecida por questões ambientais.

"Fiquei muito feliz quando vi a notícia na televisão, mas não dei que tivesse vindo mais desenvolvimento para cá por causa desse prémio", afirmou um idoso, encostado ao edifício dos Correios, bem no centro de Vila Nova do Corvo. Os restantes corvinos, presentes no local, acenavam com a cabeça afirmativamente, manifestando concordância com a opinião emitida pelo idoso.

A secretária regional do Ambiente e Mar adiantou que estão a ser calendarizados um conjunto de investimentos, que serão realizados nos próximos anos, precisamente, por se tratarem de ilhas classificadas pela UNESCO. "Fizemos este mês uma candidatura ao Instituto Português de Turismo para instalar quiosques multimédia, criar panfletos informativos e um logótipo, que será colocado depois nos produtos locais", revelou a governante.

A responsável açoriana pelos processos de candidatura a Reserva da Biosfera, Dália Leal, assegurou à Lusa que a candidatura das Flores será discutida em Julho, durante a reunião anual da REDBIOS, que decorre pela primeira vez nos Açores. Na ilha de Santa Maria vão reunir-se 30 especialistas internacionais, que fazem parte da rede que envolve os Açores, Canárias, Cabo Verde, Mauritânia e Marrocos, indicou.

Dália Leal assegurou que a atribuição do galardão de Reserva da Biosfera "não acarreta mais constrangimentos" para a população, antes procura assegurar a aplicação de um desenvolvimento sustentável do ponto de vista ambiental.

Notícia: portal Notícias.Sapo / Agência Lusa, «Açoriano Oriental» e «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente!
Devemos congratularmo-nos com a iniciativa.
Será um passo importantíssimo para que TODA a Região venha a ser classificada como Património Natural da Humanidade, pela UNESCO.
Esperemos agora que se ande depressa e bem com esta candidatura. Terminado o ciclo dos fundos comunitários, o futuro sócio económico da nossa terra passará necessariamente por aqui.

Anónimo disse...

Uma dúvida, que conduz a uma pergunta a quem saiba, e que pode justificar uma sugestão:
Julgo que na nossa ilha ainda persiste um resto da floresta laurissilva anterior à descoberta. Creio que só na Madeira há outro resíduo.
A confirmar-se, não seria prioritária e demarcação e medidas rigorosas de preservação?

Anónimo disse...

Uma pequena correção: o povoado do Corvo não se chama Vila Nova do Corvo, mas sim VILA DO CORVO!

Fórum ilha das Flores disse...

Ficou um comentário por publicar neste texto, devido a esse mesmo comentário ter sido (maioritariamente) escrito em MAIÚSCULAS, sinal de berraria em textos na internet.

Neste espaço não se pretendem comportamentos dessa índole, por isso quem queira ver publicada a sua "opinião" no espaço de comentários do «Fórum ilha das Flores», por favor cumpra as regras mínimas que recomendámos...