sábado, 15 de março de 2008

Transgénicos fora dos Açores!!!

As autoridades regionais estão desafiadas: a FruTer [Associação de Produtores de frutos, produtos hortícolas e florícolas da ilha Terceira] apela à declaração dos Açores como região livre de transgénicos e amante dos produtos tradicionais, à semelhança do que já aconteceu na Madeira e nas Canárias.

Fernando Sieuve Meneses, líder da cooperativa da Terceira [FruTer], falava no encerramento do encontro que decorreu [anteontem e ontem] em Angra do Heroísmo e durante o qual foi feito o ponto da situação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do GermoBanco Agrícola da Macaronésia, uma iniciativa apoiada pela União Europeia.

Proteger e valorizar as produções locais, que poderão ser destruídas através da introdução de transgénicos, são os objectivos fundamentais da FruTer ao avançar com esta proposta de restrição. Sieuve Meneses convidou, por outro lado, o Governo Regional a participar na aplicação do selo das RUP (Regiões Ultraperiféricas da Europa) a produtos originários dos Açores, sendo que tal selo impõe como condição que um determinado produto incorpore 90 por cento de matéria-prima regional.
Notícia: «Correio dos Açores».

Adicionalmente pode também ser consultada variada (e muito útil) informação no "sítio" da «Transgénicos Fora! - Plataforma portuguesa por uma Agricultura Sustentável», salientamos o mapa das zonas em Portugal declaradas livres de transgénicos e como se pode ser um@ "detective OGM".
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Em SC há por aí alguns "transgénicos" que deveriam ser removidos.
A Ben dos Açores.