domingo, 3 de fevereiro de 2008

Região aposta nas energias renováveis para diminuir dependência energética

Nos Açores 27,9% da energia utilizada é renovável, revela, em exclusivo ao «Jornal Diário», Roberto Amaral, presidente da EDA. Esta é uma estratégia económica e ambiental.

O programa de energias renováveis [para os Açores] prevê aumentar entre 2008 e 2011 a capacidade de energias eólica e hídrica em 9,9 megawatts. Relativamente à actual capacidade este valor representa um acréscimo de 65%.
Mais independência energética para os Açores é o grande objectivo deste projecto. O presidente da EDA, Roberto Amaral, afirma que “o grau de penetração das energias renováveis nos Açores no ano de 2007 foi de 27,9%”.

Segundo dados de Roberto Amaral, em São Miguel a geotermia representa 41,4% e a energia hídrica assume 5,4%. No total, nesta ilha constata-se um grau de penetração de energias renováveis de 46,8%.
No entanto, Flores é a ilha com mais autonomia energética: 53,9% da energia utilizada é renovável – 39% hídrica e 14,9% eólica, que para o presidente da EDA é “uma percentagem francamente boa”, tendo em conta que “o grau de penetração das eólicas no Continente anda apenas à volta dos 9%”.
A EDA pensa atingir na ilha das Flores uma autonomia energética de 87%. Este valor tem por base “investimentos que contemplam dois projectos hídricos”, explica Roberto Amaral. “Se se efectivar este investimento que foi há pouco tempo anunciado acerca da produção de biodiesel a partir de resíduos sólidos dos Açores, podemos cobrir 13% das necessidades energéticas das Flores através da biomassa e teremos uma ilha totalmente autónoma em termos energéticos, recorrendo a energia 100% renovável”, conclui.

Estes projectos energéticos [com fontes renováveis] contribuem para uma “menor dependência em relação ao petróleo e para a diminuição de CO2, remata Roberto Amaral.

Notícia: «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Fórum ilha das Flores disse...

Numa outra notícia [do «Diário dos Açores»], Roberto Amaral (presidente da EDA) afirma: «Apesar dos estudos e investimentos a realizar pela EDA para aumentar a produção de energia hídrica nas Flores, a autonomização eléctrica total, durante os 365 dias do ano, dificilmente será uma realidade.
"Uma autonomia [energética] a 100% das Flores vai ser difícil alcançar", reconheceu Roberto Amaral, alegando que, durante o Verão, a retenção da água é mais escassa, por não existir barragens na ilha

Anónimo disse...

Mais um espertalhão bem (mal)informado!

Anónimo disse...

será que 90% ao ano é pedir muito para quem (quer)deve ser reserva da biosfera?

Anónimo disse...

Não há barragens na Ilha???

Anónimo disse...

Por acaso a única barragem dos Açores inscrita no Livro Português de Grandes Barragens é a das Flores

Anónimo disse...

mais um enginheiro que não percebe nada da horta miuda.

Anónimo disse...

a ilha das flores e uma porcaria da porra,e nao presta pa nada.
a madeira e ke e bom