sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Açorian@s ganham menos 10,5% que @s restantes trabalhador@s nacionais

Os trabalhadores açorianos ganham em média menos 10,5% que os [restantes] trabalhadores nacionais, mas a Região é a 3ª a pagar melhor [no país]. Santa Maria é a ilha onde os ordenados são mais altos, as mulheres ganham menos salário que os homens e o sector primário é o que paga menos...

Os trabalhadores açorianos ganham em média menos 10,5% que os restantes trabalhadores portugueses, de acordo com o último «Anuário Estatístico da Região Autónoma dos Açores», relativo ao ano de 2006, editado pelo Instituto Nacional de Estatística. A nível nacional a média de ordenados é de 907 euros, enquanto que nos Açores é de 812 - menos quase 95 euros por mês. Não é, no entanto, a pior região do país, bem pelo contrário: é a 3ª região [do país] a este nível, deixando para trás o Alentejo (806 euros), o Algarve (793), o Norte (785) e o Centro (779).

A repartição por ilhas é também bastante díspar. É em Santa Maria que se auferem os melhores ordenados médios: 1.640 euros, praticamente o dobro da média regional. Segue-se o Corvo, com 923 euros e as Flores com 826 euros - São Miguel apenas surge em 4º lugar, com 819 euros, o que é apenas ligeiramente acima da média regional, para a qual tem um valor importantíssimo. As restantes ilhas auferem ordenados médios inferiores à média regional. Estão neste caso a Terceira, com 776 euros, o Faial com 763 euros, o Pico com 701, a Graciosa com 688 e São Jorge com 674 euros (estas duas ilhas com uma diferença de mais de 120 euros em relação à média açoriana).

Tal como no resto do país, o sector de actividade que [nos Açores] paga melhor é o terciário, e o que paga pior é o primário, sector que nas ilhas tem ainda um peso importante. E a diferença é grande: a média do ordenado no sector terciário é de 835 euros, no secundário 783 euros, e no primário apenas 578 euros – ou seja, menos 230 euros que a média regional, o que representa menos 29%.
Seguindo a mesma tendência nacional, [nos Açores] as mulheres ganham menos que os homens - menos cerca de 14%.

Por concelhos, Vila do Porto é o concelho [açoriano] com melhores ordenados, e Ponta Delgada passa para 3º, a seguir ao Corvo. A Ribeira Grande está em 8º lugar com 725 euros (menos 10,7% que a média regional), e os restantes concelhos de São Miguel ficam no fim da tabela, que é ocupado pelo concelho da Calheta, de São Jorge, que apresenta apenas 613 euros.

Notícia: «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Os ordenados estão muito baixos para a carestia de vida que tem havido (subida de preços, de juros e impostos).
Isto está bom é para a quadrilha dos governantes que exploram os pobres e os velhos até ao tutano.

Anónimo disse...

Vale a pena trabalhar no Corvo!

Anónimo disse...

Trabalhar no Corvo? só para preguiçar, pois lá não se faz outra coisa. Àh, esquecia-me: bebem-se bejecas e mexerica-se