quarta-feira, 3 de outubro de 2007

«Para grandes Esperanças, maiores Enganos», por Maria José Sousa

O que é um referendo? Instrumento de democracia directa, pela qual os cidadãos eleitores são chamados a pronunciar-se a título vinculativo, por sufrágio directo e secreto, sobre questões de relevante interesse nacional que devam ser decididas pela Assembleia da República ou pelo Governo através da aprovação de convenção internacional ou de acto legislativo.

A grande esperança – a democracia. O maior engano – só para os moradores na Rua das Hortênsias.

Estes tiveram o luxo de votar: o nome da sua Rua, o sentido do trânsito na sua Rua, o estacionamento na sua Rua. Sabe-se que há moradores de língua afiada, há moradores inteligentes, há moradores que nem lá “moram”. Mas que devem com certeza ter os seus trunfos na manga, disso não restam dúvidas. Resta saber se o resultado será a título vinculativo. Caso seja: - Moradores de todas as Ruas, cidadãos eleitores de Santa Cruz, meus amigos, aproveitemos esta oportunidade para pressionar, para votar num “referendo” em que cada um de nós possa escolher democraticamente o nome da sua Rua, o sentido do trânsito na sua Rua, o estacionamento na sua Rua.

Eu até sei qual seria a minha escolha: nome: Rua da Esperança (essa mantinha); trânsito condicionado às minhas viaturas em movimento, estacionamento para os meus amigos, proibido aos meus inimigos.

Este seria apenas o primeiro passo na época gloriosa que se aproxima em que será possível a todos nós escolher o destino da nossa terra e isso inclui o fim da lixeira municipal (e das outras que só não têm nome de lixeira), o melhoramento da qualidade dos sinais de trânsito... e para não bater mais no “ceguinho”: aceitam-se sugestões para novos referendos.

Maria José Sousa

Este artigo de opinião é parte integrante do jornal «As Flores», edição de 23 de Agosto de 2007.

1 comentário:

Anónimo disse...

gostei