sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Sic Transit Gloria Flores... (III)

Na freguesia dos Cedros, no caminho para o lugar da Ponta Ruiva, fomos encontrar (no início do passado mês de Agosto) este brutal corte de queirós... ... um pouco mais acima na mesma estrada (mesmo à sua beira), encontramos este "arrumo" do produto da brutal poda de queirós... Populares dos Cedros e da Ponta Ruiva afirmam que o brutal corte (desta espécie endémica da nossa ilha) fora realizado «a mando da presidente da Junta [de Freguesia dos Cedros]». E que os «Serviços do Ambiente [ainda] nada tinham feito...»
No dia-a-dia sabem-se de vários casos em que um agricultor é penalizado (ao cortar queirós) por pretender manter a sua terra asseada e com boa relva para o seu gado... e neste caso, mesmo à beira da estrada, nada se faz??!!!
Nome científico: Daboecia cantabrica azorica
Nome comum: Queiró
Família: Ericaceae
Género: Daboecia D.Don

Observações: esta espécie é protegida pela Convenção de Berna [relativa à Protecção da Vida Selvagem e do Ambiente Natural na Europa] e pela Directiva [Europeia] Habitats.

Saudações florentinas!!

16 comentários:

Anónimo disse...

Há que proteger as espécies endémicas de cá, são tesouros no meio do oceano!

Agora um esclarecimento:
Na ilha das Flores usa-se o termo queiró para chamar ao que noutras ilhas (nomeadamente S. Miguel) denominam de urze.

A planta conhecida por queiró noutras ilhas do arquipélago será, de facto do género "Daboecia" (acho é que é considerada espécie e não sub espécie como aparece no post).

A planta conhecida como urze noutras ilhas, a "Erca azorica", e que cá é conhecida como queiró é que é a que o autor do post queria referir

Anónimo disse...

Desculpem: é "Erica azorica", e não Erca. E claro está, é um endemismo açoriano!

Anónimo disse...

antigamente ia-se ao mato buscar carradas de queirós para a matança dos porcos e para se coser pão e para a lareira senão não havia sopa para comer, agora alguem se corta queirós está a proceder mal, estou a ver que depois do 25 de abril de 1974 ficou tude rico em portugal menos EU?

Anónimo disse...

Isso é tudo muito bonito. Mas, o que parece esquecido é que aqui à uns tempos, uma "importante" empresa de construão civil, destruiu o dobro das Queirós e para agravar mais, centenas de Cedros( espécie também endémica, tudo em prol de uma pedreira que em todos os aspectos é injustificada em inconcebivel.

Anónimo disse...

Mas os dirigentes desta importante impresa eram amigos de quem?

Anónimo disse...

Do Presidente da Junta ?
Do Presidente da CM ?
Se dependesse dele...o Nosso Presidente nºao deixava que aquilo acontecesse...ele é totalmente contra os "atentados" ao ambiemte !
Veja-se a lixeira ao lado da fabrica de lacticinios...a da pta ruiva...a zona verdejantemente industrial...cheia de ferro velho...e lixo...por estas e mais razoes...repito, ele se pudesse acabava com a pedreira!!!!

Anónimo disse...

De facto o nome cientifico correcto da espécie em causa é Erica azorica Hochst.. À atenção do Fórum

Anónimo disse...

essa junta deve ser da cor deste governo ..........................

Anónimo disse...

bom que desta vez não foi o joão lourenço.

Anónimo disse...

por mim podem cortar todas as que quizerem pois não me fazem falta.

Anónimo disse...

o que está a precisar é o salazar voltar para acabar com estes tachos que só dão prejuiso ao estado para manter alguem a zelar pelos cedros do mato e agora a reclamarem que se cortão as quierós, senhores preocupem-se em cultivar as terras para o desenvolvimento da ilha e deixem-se de paneleirices e eu pesso volta salazar para pores esta gente a trabalhar.

Anónimo disse...

O nome cientifico da espécie continua enganado.....era importante corrigir-lo

Anónimo disse...

o sr. sabichão podia fazer o favor de o dizer a todos nós...

Anónimo disse...

A sra. Lei pensa que pode fazer o que lhe apetece na freguesia, mas o natal está a chegar.

Anónimo disse...

esta engenheira pode ir para casa vez...........................ke nao faz nada

Anónimo disse...

olha já temos queirós para fazer uma matança de porco à moda antiga.