quinta-feira, 5 de julho de 2007

«Comece a roubar já hoje. Amanhã pode ser ilegal...»

Esta frase [que dá título ao presente artigo] é do extraordinário humorista brasileiro Millôr Fernandes que está à beira de completar noventa anos. Ao longo da [sua] vida [Millôr] escreveu cerca de três mil e quinhentas frases do género desta e cada qual melhor. Politicamente independente, [Millôr] foi sempre um crítico feroz da actividade política e toda a sua obra revela sobretudo um sentimento de crítica implacável da corrupção por parte dos homens que exercem o poder. Todavia, no Brasil o fenómeno da roubalheira tem histórias interessantes. De tal modo que já cheguei a sentir a maior das simpatias por alguns ladrões. Nos anos cinquenta, por exemplo, o governador do Estado de São Paulo, de seu nome Paulo Maluf, era um vigarista de todo o tamanho e todo o país sabia. Acontece que era um trabalhador incansável, realizou obras verdadeiramente excepcionais e era muito amigo dos pobres e desfavorecidos. Às tantas [Maluf] resolveu concorrer para Presidente da República [do Brasil]. Como era um grande demagogo, um dia num comício da campanha, perante uma enorme multidão, deixou-se levar pelo entusiasmo, meteu as mãos nos bolsos, retirou duas grandes molhadas de notas e gritou para as pessoas: «Eu roubo MAS EU FAÇO!» Foi aplaudido em delírio. Na eleição [presidencial] perdeu para Jânio Quadros por muito escassa margem. Era aquilo a que se pode chamar um ladrão honesto.

Vejam o que tem vindo a acontecer em Portugal com a história do Apito Dourado, com a Câmara [Municipal] de Lisboa, com a Fátima Felgueiras e sei lá que[m] mais. Têm sido centenas a roubar mas perante as câmaras de televisão todos dizem sempre a mesma frase canalha e irritante: «Estou de consciência absolutamente tranquila!» Pergunto a mim próprio se esses bandalhos têm consciência.

O meu irmão é que lá nos Açores meteu uns poucos na ordem. O Governo Regional dos Açores é do PS. Na ilha das Flores há dois concelhos - Santa Cruz (em que a Câmara [Municipal] é PS) e Lajes ([em] que [a Câmara Municipal] é do PSD).

Nós somos das Lajes e o meu irmão é acessor do Presidente da Câmara [das Lajes, João Lourenço], um rapaz com a 4ª classe mas extremamente inteligente e [com] uma obra notável à frente da Câmara [Municipal]. Já vai no terceiro mandato [como presidente]. De Janeiro a Março [deste ano], o Governo [Regional] mandou fazer três inspecções aos dinheiros da Câmara [das Lajes].

Uma inspecção por mês sempre na esperança de encontrarem uma falha qualquer. Acontece que o João Lourenço é incapaz de roubar um parafuso ou uma dobradiça à Câmara [Municipal das Lajes] e o meu irmão em questões de honestidade também é implacável. As inspecções à outra Câmara [Municipal, a de Santa Cruz] são sempre meio a fingir com muito chá e bolinhos ao longo do dia e jantaradas de lagosta à noite. O meu irmão foi enchendo, foi enchendo, até que na última inspecção acompanhou os três senhores [inspectores] até ao alto da escadaria por onde se sai [do edifício da Câmara das Lajes] para a rua e disse: «Meus senhores, eu tenho um metro e oitenta e cinco e peso cento e vinte quilos. Chego bem para vocês os três [senhores inspectores]. Portanto fiquem sabendo que se voltarem aqui mais alguma vez até ao fim do ano fiscal [2007], nem chegam a entrar dentro da Câmara [Municipal das Lajes].»

«[Se os senhores inspectores voltarem à Câmara Municipal das Lajes até ao fim do ano fiscal de 2007] Vão descer esta escadaria “de rolo” e olhem que são trinta e dois degraus. Por isso não posso prever em que estado [físico] é que [os senhores inspectores] ficarão quando chegarem ao fundo da escadaria. Solicito o favor de transmitirem este recadinho ao Senhor Presidente [do Governo Regional] Carlos César. E mais não digo. Passem bem.»

Estamos em Junho e não voltou a haver qualquer inspecção à Câmara das Lajes. Quem não deve não teme.

José de Freitas Silva

O presente artigo de opinião é da autoria de José de Freitas Silva, tendo sido (originalmente) publicado na rubrica «Quem não deve não teme» da edição on-line do jornal «Reconquista» (semanário regionalista da Beira Baixa) no passado dia 28 de Junho [e também foi mencionado no agregador da secção de notícias do Sapo Local: Lajes das Flores]. As ligações e os negritos constantes no texto são (como sempre) da nossa responsabilidade.
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Anónimo disse...

LOL tal palerma.

Anónimo disse...

podes crer man.
este deve acreditar no menino jesus. LOL

Unknown disse...

Infelizmente com as actitudes que estamos a presenciar todos os dias por parte do governo central e não só e quando só falta inventar uma poliçia tipo PIDE mas para os tempos democraticos serão actitudes como estas que farão lembrar aos os nossos governantes que o golpe de estado que levou á restituição da demcraçia em Portugal já lá vão 33 anos,que há limites para tudo até para o governo.
Certamente que nem os Portugueses nem os Floreses irão deixar que se volte ao tempo do estado novo,mesmo faltando muito pouco,nem que isso leve agora isso sim a uma revolução.

Anónimo disse...

O meu irmão é que lá nos Açores meteu uns poucos na ordem...
( é trabalho d´um curisco )
Ladrão talvez não
Mas aldrabão sim
( tem-se safado- já se sabe )
120kg
Deve haver 2 João lourenços
( já se sabe )
ei calafona d´um raio...


Quando lí o artigo só me lembrei destas musicas novas dedicadas a S. Miguel mas que afinal bem aplicadas dariam uma linda música dedicada a João Lourenço...

Anónimo disse...

Hoje em dia a tal PIDE ando do lado contrário...

Anónimo disse...

Inteligente como o Padre da fajã há poucos:
Sempre foi ele pôs as mãos nas ombreias da porta e disse, perante o que estava vendo "pelo guardanapo se vê o presente".

Anónimo disse...

Os Silvas são uma praga,desculpem queria dizer as silvas...lol.

Anónimo disse...

"O meu irmão é que lá nos Açores meteu uns poucos na ordem."

O teu irmão é o MAIOR!

"um rapaz com a 4ª classe mas extremamente inteligente."

Com a 4ª classe qualquer um é inteligente...

"o meu irmão em questões de honestidade também é implacável."

Implacável?! ás tantas ainda deve ser parente do exterminador...

"Acontece que o João Lourenço é incapaz de roubar um parafuso ou uma dobradiça à Câmara [Municipal das Lajes]"

Com o exterminador ao lado quem teria coragem de roubar um parafuso?

"Se os senhores inspectores voltarem à Câmara Municipal das Lajes até ao fim do ano fiscal de 2007] Vão descer esta escadaria “de rolo” e olhem que são trinta e dois degraus."

32!! ouviram bem?
Asta la vista, srs inspectores.

Anónimo disse...

À Leão !!! ...
Quem é que selembra o que era o Leão????.....
lemram-se onde era a toca do Leão??? Quem souber, que diga o que está hoje sobre essa toca !!! ...
Ah!..Ah!..A!..

Anónimo disse...

Ó amigo xpto...
Pelos seus comentários ...
Percebo que sabe umas coisas do passado...
Eu não sou desse tempo...
Mas será que é uma vaca.

Anónimo disse...

Amigo lajense, podias ser mais comedido. Batateiro, por exemplo, era mais comedido

Anónimo disse...

Texto sem contéudo, de um Português corriqueiro e enfandonho. Quanto ao pote de banha medir 1,85 mt só se for em cima de uma cadeira !!! São os tiques e os pretensos grandiosismos a que esta gentalha nos habitou.
Custa relativamente pouco sermos quem somos !