quinta-feira, 21 de junho de 2007

São Miguel e Flores com energias renováveis acima dos 50 por cento

As ilhas açorianas de São Miguel e Flores registaram, nos primeiros quatro meses deste ano, uma penetração de energias renováveis de 50 e 61 por cento, anunciou [ontem] o vice-presidente do Governo Regional.

Portugal propõe-se atingir, em 2010, 45 por cento de participação de energias renováveis, lembrou Sérgio Ávila, que falava na inauguração da nova Central Termoeléctrica da empresa EDA no Corvo.

"O forte incremento dos investimentos efectuados nos últimos dez anos permitiu que nos Açores a produção de energia eléctrica com origem renovável subisse dos 69,7 milhões de kWh em 1996 para os 130,3 milhões em 2006".

De acordo com Sérgio Ávila, esta evolução significa uma quase duplicação das energias renováveis, com a geotermia (calor da terra) a representar 64 por cento, a hídrica 23 por cento e a eólica 13 por cento do total produzido no último ano.

Sérgio Ávila adiantou que o Governo "pretende transformar o Corvo na primeira" das ilhas açorianas em termos de penetração de energia renovável. Para isso, vai ser construída uma Central Hidroeléctrica reversível na ilha, alimentada por um parque eólico, anunciou.

O Corvo foi a última ilha dos Açores a ter energia eléctrica, [apenas] em 1963, mas recebeu agora uma nova Central alimentada a gasóleo, que permite o seu funcionamento automático, sem a presença humana.

Notícia: «Público» e «Açoriano Oriental» / Agência Lusa.
Saudações florentinas!!

20 comentários:

Anónimo disse...

São Miguel não pode ver ninguém á sua frente, por isso toca a mandar construir uma central termoeléctrica nas Flores, bem poluente e gastadora para baixar a média deles...

Unknown disse...

Só e mesmo pena que não se aposte nas pontencialidades da ilha para produção de energia renovavel tanto hidrica como eolica.
Seria mais caro?
Certamente,mas com beneficios a longo prazo e com retorno garantido do investimento a curto prazo.
Acaba-se com uma asneira começa-se logo outra!

Anónimo disse...

Uma central hidroeléctrica no Corvo?? deve ser engano,não ha agua.

Anónimo disse...

nã há,mas vai haver,transportada pelo cabo de fibra óptica,da nossa ilha,para os nossos irmãos vizinhos,

Anónimo disse...

Trata-se de uma central de ciclo reversível, bombeando água (que até pode ser do mar) nos períodos de vazio, quando a produção é superior ao consumo, para uma lagoa artificial elevada e depois turbinando a água nos momentos de ponta e recuperando a energia. Permite ganhos enormes de eficiência e reduz as emissões para a atmosfera. Será associada a um parque eólico.

Anónimo disse...

Assim esta bem.Excellente iniciativa.

Anónimo disse...

Com tanta imaginação
Como é possivel não haver mais empresários na Ilha das Flores.
Talvez assim fizessem algo para melhorar a nossa Ilha.
Infelizmente estes são criticos mas não produzem nada.
(PARASITAS)

Anónimo disse...

Oxalá que tu tenhas produzido muito!

Anónimo disse...

Tal e qual
E tu se és de cá, de certeza que me conheces.
Só que prefiro continuar no anonimato e a trabalhar no meu dia a dia como todos os que trabalham fazem...

Anónimo disse...

A trabalhar para quem? Para ti? Para o bem comum? Para o avanço da nossa terra? Eu acho piada é que se diz mal de tudo e de todos, isto porque, é muito mais importante o "meu muro ou o degrau da minha escada de cimento que dá pra rua", do que qualquer outra coisa que seja bom para a comunidade. Inclusivamente já ouvi coisas como: "[...]andam praí a fazer estradas e nem uns sacos de cimento deram prá minha casa[...]" e trabalhar que é bom? É vê-los encostados à parede a beber cerveja. Ninguém dá nada a ninguém.

Anónimo disse...

Algo tocou-te de repente...
Mas continuas a pensar mal.
E paro por aqui,isto virou para uma questão individual e em anonimato não dá.tchau um abraço

Anónimo disse...

Pensar mal? Pelos vistos não foi a mim que tocou. Questão individual? Lê lá melhor. A não ser que te tenha servido o barrete...

Anónimo disse...

Ó chato deixa lá o homem e continua com outros comentários.

Anónimo disse...

Yah, cal-te lá! Mas uma coisa é verdade, contra factos não há argumentos

Anónimo disse...

É pá então argumenta sem ser em anónimo, depois se verá se afinal fizes-te alguma coisa pela nossa ilha...

Anónimo disse...

Lol! Bem dito!

Anónimo disse...

empresarios ha mas so kerem por algum na algibeira. Aparece algumas pessoas interessadas em desemvolver um negocio e so disem ke nao se pode poke e preciso isto akilo e mais uma serie de papelada e se virmos bem e kase tudo uma treta poke da tudo no mesmo mas como aki em portugal temos ke dar kinhentos papeis para uma coisa kalker entravamos sempre num por mais pekeno ke seja mas os senhores como sabem enganar os documentos fasem tudo,o ke kerem poke nos papeis sabem tudo agora dar no duro a trabalhar como alguns de nos nao kerem .

Anónimo disse...

Não se percebe nada do que escreves.Tas chato com essa m3rda dos K.

Anónimo disse...

Um m€ed@ de um comentario que leva 16 "K´s", sinceramente....haja paciencia ! se as pessoas passam trabalho de escrever o "K" numa palavra, porque é que nao colocam a letra correcta ???

Anónimo disse...

poxa e tiveste tempo para contar os k ta bum agora nao ponho mais ne ta bum